Portal Você Online

Governo Federal propõe renegociação de dívidas do Fies

O governo Lula (PT) propôs uma nova renegociação das dívidas dos estudantes no Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

O tema foi incluído em projeto de lei enviado pelo Executivo que trata da retomada de obras inacabadas na educação pela relatora da matéria, deputada federal Flávia Morais (PDT-GO).

Há uma expectativa de que o projeto possa ser votado ainda nesta semana na Câmara dos Deputados. Uma vez aprovado, ele ainda terá que passar pelo Senado Federal.

“Nós estamos dialogando para buscar uma solução para os inadimplentes do Fies. É uma medida necessária para os jovens estudantes”, afirmou à Folha o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE).

No Fies, o governo paga mensalidades de estudantes em instituições privadas de ensino superior. A dívida do estudante fica para depois da formatura.

“É uma pauta importante que talvez se fosse tramitar com outro projeto de lei demoraria muito. Estamos aproveitando o tema da educação para tratar desse refinanciamento [da dívida] do Fies. O governo considera essa uma matéria importante”, diz a relatora.

O texto apresentado pela deputada estabelece que estudantes que tenham dívidas vencidas e não pagas até o dia 30 de junho deste ano poderão negociá-las por meio de transação.

Advertisement

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *