Portal Você Online

IBGE: Prefeitura faz levantamento para saber quantos bairros surgiram,em Manaus

Conforme deste ano, foram identificados, na capital, 243 aglomerados, sendo 218 setorizados. Manaus tem uma população de 2.063.547, uma alta de 14,50%, comparando ao recenseamento de 2010.

A Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), está integrando nova ação junto à superintendência do Amazonas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para uma nova rodada de consolidação de dados sobre aglomerados subnormais existentes na capital.

Após a conclusão de levantamento sobre os aglomerados para o Censo Demográfico de 2022, feita em setembro deste ano, o IBGE identificou mais dez polígonos mapeados, entre o período de início do Censo (agosto de 2022) e a consolidação dos dados nacionais.

A partir do diagnóstico feito com os dados e base do Implurb, o IBGE pretende ir a campo fazer a caracterização urbanística dos aglomerados confirmados.

Advertisement

Para o diretor de Planejamento do instituto, arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro, o levantamento de dados vai permitir ter o mapa desses dez novos pontos e saber se existe alguma ação de regularização fundiária nos territórios.

“Sabemos que Manaus não é uma cidade que foi crescendo de forma planejada e possui muitas ocupações irregulares, em diversas épocas da nossa história. E é importante reconhecer que existem essas áreas até para poder atuar com políticas públicas, urbanas e direcionadas”, comentou.

Classificação

Para o IBGE, os aglomerados subnormais representam um conjunto constituído de, no mínimo, 51 unidades habitacionais ocupando ou tendo ocupado, até período recente, terreno de propriedade alheia (pública ou particular) dispostas, em geral, de forma desordenada e densa, e apresentando carência em serviços básicos.

Conforme dados do Censo divulgados este ano, foram identificados, na capital, 243 aglomerados, sendo 218 setorizados, conforme dados do IBGE. De acordo com dados oficiais do Censo 2022, Manaus tem uma população de 2.063.547, uma alta de 14,50%, comparando com o último recenseamento de 2010.

Autarquia

O Implurb faz levantamentos do sistema viário, topografia, curvas de nível, construções e tipologias, áreas consolidadas e mobiliários urbanos públicos, reunindo imagens, vetorização para mapas e fotogrametria, além de mosaicos de ortofoto, que possui uma alta resolução espacial (GSD), permitindo análises minuciosas de ordem centimétrica.

Advertisement

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *