Portal Você Online

Imprensa Oficial do Amazonas lança ‘Programa de Integridade’

Na busca do bem-estar de seus colaboradores, a Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA), lançou na manhã de quinta-feira (25), o Programa de Integridade, dedicado aos servidores e colaboradores da instituição pública.

Advertisement

O projeto, que reúne o ‘Código de Conduta e Integridade’ e o ‘Plano de Integridade’, é uma resposta ao Decreto nº 40.849 de 25 de junho de 2019, que determina que todos os órgãos instituam seu próprio Programa de Integridade.

O objetivo é integrar na autarquia, boas práticas, por meio da adoção de controles internos atuando na prevenção e combate à corrupção na organização da entidade.

Advertisement

Durante o evento de lançamento, o diretor-presidente da Imprensa Oficial, João Ribeiro Jr, destacou que a implementação do Programa tem como foco, direcionar os atos dos servidores da autarquia em conformidade com os princípios éticos.

“É um dia muito importante para a Imprensa Oficial. Hoje, estamos implementando o Programa de Integridade, em sintonia e atendendo às diretrizes do nosso governador Wilson Lima, que desde o início determinou a implantação dessa ferramenta dentro do Estado do Amazonas. Esse código é um guia para todos na Imprensa Oficial e para aqueles que estão relacionados com a nossa equipe”, afirmou o diretor-presidente da autarquia.

Estiveram presentes ainda no evento, a diretora de Gestão Financeira, Núbia Maciel Barreto, o diretor de Operações, Antônio Neto e a chefe de Gabinete da Imprensa Oficial, Flacy Antony.

A Imprensa Oficial é reconhecidamente uma das primeiras autarquias do Estado a lançar o “Programa de Integridade”, o que demonstra o comprometimento com os princípios éticos, visando a melhoria do serviço público estadual.

A secretária executiva de Administração da Casa Civil, Priscilla França Atala, no ato representando o governador Wilson Lima, ressaltou que o lançamento do programa de Integridade é um meio de fortalecer a cultura ética no serviço público.

O controlador-geral do Estado, Jeibson dos Santos Justiniano, ressaltou que a Imprensa Oficial é um modelo para toda a administração pública com a realização do lançamento do programa.

“Estou muito feliz de estar na solenidade de lançamento do Código de Conduta e Integridade da Imprensa Oficial. O exemplo que esta unidade está dando hoje, para toda a administração pública do Amazonas, é inestimável. Tem um caráter pedagógico relevante. Em todas as participações que tenho a oportunidade de estar, nós temos apontado um norte, e a Imprensa Oficial vem contribuindo para esse avanço”, disse.

Os documentos

O código de Conduta e Integridade reúne em sua redação, orientações para todos os colaboradores da IOA, para que no exercício de seu trabalho, tomem decisões baseadas nos valores institucionais da autarquia.

E o Plano de Integridade, direcionado aos gestores e autoridades, reúne um conjunto de ações e estratégias voltadas ao fortalecimento da integridade institucional da instituição pública.

Durante a solenidade, foram entregues às secretarias exemplares do Código e do Plano de Ética e Integridade da autarquia.

Comissão de Integridade

A Comissão, criada em reunião no dia 31 de janeiro de 2023, é composta por membros representantes da IOA, são eles: Lucas Rocha, Philippe Otto, Elizandra Luciane, do setor Jurídico; Creuza Rocha e Elimauro Picanço, da Diretoria de Gestão Financeira; Carla Lima e Antônia Muniz, da Gerência de Gestão de Pessoas; Patrícia Câmara, da Ouvidoria e Alcione Lima, da Assessoria de Gestão da Qualidade, trabalhou durante quatro meses na elaboração do texto do novo código de conduta e integridade da instituição.

Segundo o presidente da Comissão de Integridade, o advogado Lucas Rocha, o programa de integridade ajudará a somar ainda mais para o desenvolvimento da IOA.

O evento contou ainda de diversas secretarias ligadas ao Governo do Estado, como a secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Jussara Pedrosa; o diretor-presidente da Superintendência Estadual De Navegação, Portos e Hidrovias (SNPH), Jorge Almeida Barroso; o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama), Aluízio Barbosa; o diretor-presidente da TV e Rádio Encontro das Águas, Oswaldo Lopes; e a diretora-presidente do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Hellen Matute.

Advertisement

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *