Bombeiros dizem que estrutura da Catedral de Notre-Dame está salva. Torre desmoronou em meio às chamas; estrutura foi salva após mais de quatro horas de trabalho dos bombeiros. Veja vídeo.

Símbolo da França, a catedral de Notre-Dame começou a ser construída em 1163 e 1345, passou por várias reformas ao longo dos séculos e já foi atingida anteriormente por outro incêndio, em 1871.
Os bombeiros informaram que a estrutura da Catedral de Notre-Dame, que foi consumida por um incêndio nesta segunda-feira (15), está “salva e preservada da destruição total”, segundo a agência de notícias AFP francesa.
A torre principal e o teto foram as primeiras estruturas a cair durante o incêndio. O fogo se alastrou e chegou a pegar parte do telhado da Catedral, que também caiu. Os bombeiros e autoridades tentaram resgatar as artes e esculturas dentro da igreja, mas ainda não há informações do que foi resgatado.
Segundo a CNN, o comandante geral do Corpo de Bombeiros de Paris, Jean-Claude Gallet, disse que o sino da igreja também estava ameaçado. “Existe o risco de que o grande sino caia. Se o sino cair, a torre colapsa. Temos bombeiros dentro e fora da Catedral”, informou.
O comandante também disse que os próximos momentos da operação são cruciais para controlar o fogo, mas que ele poderia se espalhar para as outras duas torres.
De acordo com a Reuters, um bombeiro está gravemente ferido.
“Vamos reconstruir a Notre-Dame”, promete Macron após incêndio.

“Vamos reconstruir a Notre Dame”, prometeu o presidente francês, Emmanuel Macron, após o incêndio que destruiu a emblemática catedral gótica, comovendo a França e o mundo inteiro. “O pior foi evitado, mesmo se a batalha ainda não foi completamente vencida”, declarou o presidente, visivelmente abalado, afirmando que “as próximas horas serão difíceis”.
Os bombeiros que lutam há quatro horas para pagar um grave incêndio que atinge a catedral de Notre Dame conseguiram salvar a estrutura do monumento “em sua totalidade”, declarou seu chefe na noite desta segunda-feira. “Podemos considerar que a estrutura de Notre-Dame está a salvo e preservada em sua totalidade”, indicou o chefe dos bombeiros de Paris, o general Jean-Claude Gallet. “O fogo perdeu intensidade”, acrescentou o secretário do Interior, Laurent Nuñez.
O governo francês ainda evita confirmar que a catedral medieval está fora de perigo, mas mostra um “otimismo cauteloso”. Segundo os bombeiros, o combate às chamas na última 1h30 era crucial para impedir o desabamento da torre norte do edifício, o que foi feito com sucesso.
O ministro do Interior francês, Christophe Castaner, disse que está mais otimista do que há algumas horas sobre a possibilidade de salvar a estrutura da Catedral de Notre-Dame. Ainda de acordo com ele, serão necessárias mais três ou quatro horas para concluir o controle das chamas.
Investigação
Uma investigação judicial por “destruição involuntária” foi aberta na França após o incêndio que arrasou a catedral de Notre Dame, informou nesta segunda-feira a procuradoria de Paris. Os investigadores privilegiam a pista de um incêndio acidental que começou no teto da catedral, onde foram realizadas obras de renovação, informou uma fonte próxima à investigação.
* Com informações da Agência Estado
Histórico
A construção levou 200 anos para ser concluída e é um dos símbolos de Paris desde sua construção. Proposta pelo rei Luís XVII e pelo bispo Maurice de Sully, a igreja teve sua pedra fundamental lançada em 1163 e só foi oficialmente completada emd 1345, quase dois séculos depois.
Desde sua construção, a catedral de 128 metros de altura e 48 de largura se tornou um símbolo universalmente conhecido de Paris e da França como um todo. Atualmente é o monumento histórico mais visitado da Europa – 13 milhões de visitantes por ano.
Na Revolução Francesa a catedral chegou a ser confiscada da Igreja Católica e só voltou ao comando do Vaticano pelas mãos de Napoleão Bonaparte, que fez uma série de renovações no local, praticamente abandonado.
Alem da sua arquitetura, História e religiosidade, Notre-Dame inspirou artistas e foi cenário de filmes como “Meia Noite em Paris”, “Arde Paris?”, e do livro de Victor Hugo, “O Corcunda de Notre-Dame”, que virou animação da Disney.
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) comentou o incêndio que atinge a Catedral de Notre-Dame, em Paris, França.
“Em nome dos brasileiros, manifesto profundo pesar pelo terrível incêndio que assola um dos maiores símbolos da cultura e da espiritualidade cristã e ocidental, a catedral de Notre-Dame, em Paris. Neste momento sombrio, as nossas orações estão com o povo francês”, escreveu Bolsonaro no Twitter.