Mais de 500 mil beneficiários do INSS não receberam março

Benefício está bloqueado para 529 mil aposentados que não realizaram a prova de vida.

Mais de 500 mil beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não receberam o pagamento no mês de março. O motivo seria a falta de “prova de vida”, que precisa ser declarada ao órgão anualmente. O objetivo é evitar fraudes na Previdência. 

Continua depois da publicidadeO benefício, que seria pago nesta segunda-feira (25/3) está bloqueado para 529 mil aposentados. Todos deixaram de se apresentar ao instituto.

O dinheiro só será liberado quando o beneficiário fizer a apresentação formal. Assim que o trâmite burucrático for resolvido, a operação será automaticamente normalizada.

Antes, a liberação era feita aos poucos, de acordo com o calendário definido com base do número do cartão do benefício. 


A prova de vida é feita todos os anos por meio da apresentação do beneficiário em uma agência do INSS. A partir de 2019, a comprovação pode ser agendada por meio do número 135.

Aqueles que possuem alguma necessidade especial, e têm dificuldade de locomoção, podem solicitar, pelo mesmo número, a prova de vida em casa, ou no hospital que está internado. 


Segundo o INSS, cerca de três milhões de benefícios estão fraudados e, em 858 mil, há suspeita de que o beneficiário já tenha morrido.

As investigações podem durar seis meses e, em 20% dos casos, há comprovação de fraudes

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *