Mercados venderão 39 toneladas de produtos regionais

Somente em 2018 foram movimentados mais de R$ 5 milhões em produtos regionais oriundos do interior do estado.

Supermercados vão vender 39 toneladas de produtos regionais comprados da agencia estadual de fomento. Somente no ano passado, foram comercializados mais de 5 milhões nesse tipo de produto regional.

O programa Balcão de Agronegócios, da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), em parceria com o Sebrae, começou a entregar os produtos comercializados os supermercados Vitória, DB e Nova Era.

Foram vendidas 29 toneladas de jerimum, batata-doce e abobrinha, cultivadas por 26 produtores rurais da Associação Nova Esperança, localizada nas comunidades Ilha do Barroso e Costa do Barroso, no município de Manaquiri (156Km de Manaus).

A produção de mamão de aproximadamente 50 agricultores de Iranduba (27 Km da capital, em linha reta) também já tem destino certo. Foram negociadas 10 toneladas da fruta diretamente com a Associação dos Produtores Agrícolas do Ramal do Pupunhal (Aparp).

Segundo o presidente da associação, Rubemar dos Anjos, essa intermediação do Governo do Estado, através da ADS, tem garantido a comercialização dos produtos. “Com a cheia dos rios, os produtos que plantamos tendem a ficar submersos e acabam estragando. Por isso, esse programa é de suma importância para nós. Ele nos ajuda a não perdermos a safra”, explica o agricultor.

O escoamento e a venda da produção da Associação Nova Esperança também são realizados pelo Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme) e pelo Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA), dos quais os produtores locais fazem parte.

Balcão de Agronegócios – Criado em 2016, o programa Balcão de Agronegócios da ADS tem estimulado as negociações entre produtores rurais/extrativistas (produtores individuais, famílias, associações e cooperativas) e os consumidores, sejam eles privados e/ou governamentais.

Ao eliminar a figura do atravessador, a iniciativa permite que os grandes supermercados e distribuidores comprem diretamente do produtor rural, garantindo melhor preço ao consumidor e fortalecendo a agricultura familiar no Amazonas.

Somente em 2018 foram movimentados mais de R$ 5 milhões em produtos regionais oriundos do interior do estado. São mais de cinco mil produtores beneficiados, direta e indiretamente, com o programa.

Atualmente, o Balcão de Agronegócios da ADS já alcança 19 municípios: Autazes, Beruri, Caapiranga, Careiro da Várzea, Humaitá, Iranduba, Itacoatiara, Japurá, Manacapuru, Manaquiri, Manaus, Manicoré, Nova Olinda, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Tonantins, Anamã, Coari e Careiro Castanho.

Parcerias – O programa Balcão de Agronegócios tem parcerias com: Abrasel, Amazon Polpas, Assaí Supermercados, Atacadão, Baratão da Carne, Big Amigão, Cachaçaria do Dedé, DB Supermercados, Makro, Manaos Polpas, Nova Era Atacado, Oasis Água de Coco, Qualipolpas e Vitória Supermercado.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *