Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), 227.839 doses foram aplicadas em Manaus até a última sexta-feira – 145.928 para os grupos prioritários.
Até o momento apenas 35% do grupo prioritário para a vacinação de influenza foi imunizado em Manaus. A meta era de que pelo menos 90% dessas pessoas já tivessem sido vacinadas. Nesse grupo, estão crianças de seis meses até seis anos, gestantes, idosos, puérperas e indígenas.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), 227.839 doses foram aplicadas em Manaus até a última sexta-feira (22), sendo 145.928 para pessoas de grupos prioritários.
“Esse total equivale a 35% da cobertura, ou seja, menos de quatro em cada dez pessoas desses grupos foram vacinadas. É preocupante, pois são públicos mais vulneráveis à doença, mais sujeitos a precisar de hospitalização ou até ir a óbito” disse a gerente de imunização da secretaria, Izabel Hernandes.
A vacina é a principal forma de prevenir a infecção pelo vírus da influenza A e B e o esquema vacinal é de dose única para quase todos os públicos, a excessão fica para crianças imunizadas pela primeira vez, para elas é necessário uma dose de reforço dentro de 30 dias.
Ampliação do público
A campanha de vacinação contra a influenza foi ampliada nesta segunda-feira (25) para toda a população a partir de seis meses de idade, em Manaus. O subsecretário de Gestão de Saúde, Djalma Coelho, lembrou que a ampliação da campanha segue até o dia 31 de janeiro.
“A gripe costuma ter alta de casos neste período de chuvas, então reúna os familiares e compareçam todos no posto mais próximo de sua casa o quanto antes para garantir essa proteção. Para receber a dose, é só apresentar o documento oficial de identidade, CPF ou cartão do SUS, e cartão de vacina, se tiver”, orientou.
Manaus tem mais de 100 salas de vacinação espalhadas em todas as zonas da cidade, em algumas delas funcionam em horário ampliado (até às 20h) de segunda a sexta-feira para atender as pessoas que trabalham ou estudam durante a maior parte do dia. Os endereços das unidades de saúde podem ser conferidos aqui.