
O dia das estreias oficiais de Lewis Hamilton na Ferrari e Gabriel Bortoleto na F1, enfim, chegou. Veterano e calouro foram respectivamente 12º e 15º colocados no treino livre que abriu o GP da Austrália – e a temporada 2025 – na noite desta quinta-feira (13), em sessão liderada por Lando Norris. O britânico da McLaren, atual vice-campeão mundial, anotou volta de 1m17s252 à frente de Carlos Sainz.
Bortoleto deixou os boxes no início da sessão com parte do C45 coberto pelo flow vis – tinta viscosa para observação do fluxo de ar pelo carro. A princípio, andou a 5s dos líderes, completando tentativas melhores no decorrer da metade inicial do treino.
Passado o primeiro terço (20 minutos), seu colega Nico Hulkenberg registrou um tempo melhor e o brasileiro caiu para último. Porém, Gabriel anotou uma volta 0s025 mais rápida que a do vizinho de garagem nos últimos 30 minutos; conseguiu aumentar a diferença para 0s3 após adotar os pneus macios, e nos minutos finais aparecia em 14º – embora o alemão tenha melhorado seu tempo de volta.
Hamilton, estreando como piloto Ferrari em um fim de semana de corrida, chegou a anotar a segunda melhor volta provisória na abertura do TL1; o veterano seguiu entre os cinco mais rápidos nos dez minutos iniciais. Porém, acabou perdendo algumas colocações no decorrer da disputa e sua melhor volta foi cerca de 0s6 mais lenta que a do colega Leclerc.
O treino teve duas bandeiras vermelhas: a primeira, após 20 minutos de ação na pista, para remoção de detritos na curva 6; a segunda foi logo depois de Sainz assumir a liderança, quando Oliver Bearman bateu e rodou na curva 10 com a Haas. A segundos da bandeirada, Russell pisou na grama na saída da curva 3 e colidiu com sua Mercedes, chamando uma amarela.
O segundo treino livre do GP da Austrália será na madrugada desta sexta-feira (14) a partir das 2h (horário de Brasília).
Resultado
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/i/C/qkCBKKTQAltRsFlrO2dw/classificacao-final-tl1.png)