
O prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou nesta quinta-feira (13), a ampliação da Fundação de Apoio ao Idoso Dr. Thomas (FDT), com construção de novos pavilhões para atender mais 50 idosos.
A novidade foi divulgada durante encontro para fortalecimento da Política Municipal da Pessoa Idosa, que contou com a presença do Secretário Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Alexandre da SilvaDe acordo com o prefeito, a ampliação das vagas vai iniciar com a construção de um pavilhão, ainda neste ano, com 25 vagas, e outro será entregue em 2026.
Atualmente a FDT possui 159 idosos residentes. “Investimos cerca de R$ 20 mil por pessoa, por mês, e acabamos de anunciar a ampliação do local.
Serão construídos dois novos blocos, aumentando a capacidade de atendimento e os recursos aplicados, permitindo que mais pessoas sejam beneficiadas”, afirmou Almeida.
O presidente da FDT, Eduardo Lucas, destacou os serviços oferecidos à população idosa de Manaus e os investimentos feitos pelo município para garantir um atendimento de excelência.
“Aqui, oferecemos atendimento médico e assistencial, fisioterapia, fonoaudiologia, suporte de técnicos de enfermagem, acompanhamento farmacêutico, além de atividades culturais e lúdicas. Cuidamos dos idosos com respeito, dignidade, carinho e amor, proporcionando a qualidade de vida que eles merecem”, ressaltou.
“Cidadão Solidário”
Durante o encontro, o prefeito David Almeida fez um apelo à população para aderir à campanha “Eu Sou Cidadão Solidário”. O programa incentiva os contribuintes a destinarem parte do Imposto de Renda para projetos sociais, beneficiando instituições que atuam na assistência a crianças, adolescentes e idosos.

“Você pode contribuir sem pagar nada além do que já deve em impostos. Basta destinar parte do seu imposto devido para o Fundo da Criança e do Adolescente ou para o Fundo Municipal do Idoso. Essa escolha ajuda a financiar políticas públicas que melhoram a vida das pessoas”, explicou o prefeito.
O encontro também abordou diretrizes e iniciativas para fortalecer as redes de apoio e as políticas inclusivas voltadas à população idosa de Manaus, garantindo um envelhecimento mais digno e com qualidade de vida.