
Militares do Exército, Marinha e Aeronáutica apreenderam durante a Operação Ágata realizada no Amazonas, mais de 400 kg de droga, na noite da última terça-feira (23), na região da tríplice fronteira com o Peru e a Colômbia. A cocaína capturada foi avaliada em R$ 22 milhões.
A Operação Ágata combate crimes transfronteiriços e ambientais, além de intensificar a presença das Forças Armadas na faixa de fronteira.
A operação é coordenada pelo Ministério da Defesa e executada pela Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira em cooperação com órgãos federais, estaduais e municipais e agências governamentais.
Com a apreensão, as Forças Armadas já somam mais de uma tonelada de drogas apreendidas durante a operação, que é realizada em conjunto com o Comando Conjunto Uiara do Comando Militar da Amazônia.
De acordo com o Exército, que já vem realizando patrulhamento na área, a apreensão ocorreu após denúncia anônima de tráfico de drogas. Uma equipe de Operações Especiais foi enviada para apurar e localizou nove sacos com aproximadamente 400kg de cocaína, que foram entregues à Polícia Federal. Os suspeitos conseguiram fugir.