Pano de Boca do Teatro Amazonas será restaurado

Convênio entre Iphan-AM e SEC Processo prevê recuperação para dois anos e contará com recursos de aproximadamente R$ 1,5 milhão do Ministério da Cultura (MinC)

O ex-secretário estadual de Cultura, Denilson Novo, e a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Manaus (Iphan-AM), Karla Bitar, assinaram convênio para restauração do pano de boca do Teatro Amazonas.

A cerimônia ocorreu, no último final de semana no próprio Teatro Amazonas com a exibição de um vídeo do Ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, que falou sobre o investimento do  MinC, e com a participação do historiador Otoni Mesquita, que, na ocasião, lançou a nova edição do livro “Manaus: história e arquitetura (1669-1915)”.

O processo de restauro está previsto para acontecer em dois anos e contará com recursos de aproximadamente R$ 1,5 milhão do Ministério da Cultura (MinC). Durante a cerimônia de assinatura, a superintendente do Iphan, Karla Bitar, destacou a importância da guarda compartilhada do Patrimônio.

 “Com a celebração deste convênio, podemos refletir sobre a importância da guarda compartilhada do Patrimônio. Destacamos o grande esforço e mérito do Ministério da Cultura em obter o recurso, assim como da Secretaria de Cultura que, a partir de algumas semanas, deverá iniciar os trabalhos de restauro”, afirmou. 

Para o ex-secretário de Cultura, a assinatura do convênio “trata-se da recuperação do pano de boca original do teatro, que há mais de dez anos não é utilizado e que por dez anos a população amazonense não tem acesso a beleza dessa obra de arte”, comentou, o Novo que deixou a secretaria no último dia 31 de dezembro.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *