Patrulha Maria da Penha participa de Operação Nacional

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio da Patrulha Maria da Penha, participará, a partir de segunda-feira (29) até o dia 27 de setembro, da Operação Nacional Maria da Penha, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

A ação tem o intuito de enfrentar a violência doméstica contra a mulher e aprimorar o sistema de proteção às vítimas, intensificando diariamente as ações dos órgãos de segurança pública.

Este ano, pela primeira vez, policiais militares, especializados no atendimento de ocorrências de violência doméstica, estarão atuando em diversos municípios do interior do Estado.

A operação ocorre por meio de ações preventivas e repressivas, com fiscalização de Medidas Protetivas de Urgência (MPU) deferidas pelo judiciário, palestras, apoio ao cumprimento de mandados de prisão, apoio a encaminhamentos para os serviços da rede atendimento, como: orientação jurídica, atendimento médico e psicológico, serviço social, confecção de documentos, capacitação profissional e encaminhamento ao mercado de trabalho, dentre outras ações.

Conforme a comandante da Patrulha Maria da Penha, capitã PM Franciane, atualmente, o projeto acompanha 416 mulheres com medidas protetivas deferidas.

“Elas podem fazer o acionamento emergencial pelo número (92) 98842-2258, 180, 190 ou por meio do aplicativo “Alerta Mulher”, que é instalado no celular da vítima e, quando acionado, envia o pedido de socorro diretamente ao Centro de Operações de Segurança.

Ainda de acordo com a capitã, a Ronda Maria da Penha investe em ações de prevenção e, também, na capacitação dos militares que atuam no atendimento à vítima de violência doméstica.

“Realizamos também o trabalho preventivo, através de palestras em escolas e empresas. E a capacitação dos policiais do policiamento convencional, o primeiro interventor na ocorrência de violência doméstica.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *