Portal Você Online

Petrobras anuncia aumento de 39% no preço do gás natural

Reajuste é feito trimestralmente. Novos valores do produto repassado às refinarias começarão a valer em 1º de maio

A Petrobras informou, nesta segunda-feira (5), que vai elevar em 39% o preço do gás natural vendido às distribuidoras. O reajuste começará a valer a partir de 1º de maio.

O gás natural é usado em residências para aquecimento de chuveiros e acendimento de fogões, por exemplo. Em nota, a estatal esclareceu que a variação decorre da aplicação das fórmulas dos contratos de fornecimento, que vinculam o preço à cotação do petróleo e à taxa de câmbio.

As atualizações do preço dos contratos são trimestrais, segundo a Petrobras. Para os meses de maio, junho e julho, a referência é o valor dos meses de janeiro, fevereiro e março.

“Durante esse período, o petróleo teve alta de 38%, seguindo a tendência de alta das commodities globais. Além disso, os preços domésticos das commodities tiveram alta devido à desvalorização do real”, afirmou.

Em 2020, o preço do gás natural chegou a ter redução acumulada de 35% em reais e de 48% em dólares, devido ao efeito da queda dos preços do petróleo no início do ano.

Por fim, a Petrobras esclareceu que o preço final do gás natural ao consumidor não é determinado apenas pelo valor de venda da companhia, mas também pelas margens das distribuidoras e pelos tributos federais e estaduais.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *