Portal Você Online

PF faz operação em Manaus contra empresas de fachada que exportam cocaína para a Europa

A Polícia Federal (PF) no Amazonas deflagrou, na manhã desta sexta-feira (30), a Operação Aquila, de combate ao tráfico de drogas em Manaus. Ação cumpre 15 mandados – 10 de busca e apreensão e 5 de prisão preventiva – de inquérito policial onde são investigados o envio de maconha e cocaína por meio de empresas de fachada usadas por uma organização criminosa.

O nome da operação é uma referência à empresa fictícia utilizada pelos envolvidos para a contratação de fretamento de aeronave apreendida com entorpecentes na capital amazonense.

A Justiça Federal aceitou representação da PF e expediu dez mandados de busca e apreensão e cinco de prisão temporária, os quais são cumpridos nessa etapa da investigação criminal.

Advertisement

Os agentes federais já estiveram em um apartamento do condomínio de alto padrão Smile, no bairro de Flores, próximo ao Aeroclube de Manaus, muito usado pelo tráfico no transporte de drogas.

Em maio último, duas pessoas foram presas no aeródromo de Flores (aeroclube) após pousarem com avião de pequeno porte oriundo de Tabatinga (a 1.106 quilômetros de Manaus) transportando cerca de 130 quilos de entorpecentes.

Um segundo inquérito foi instaurado pela Polícia Federal para apurar outros envolvidos no esquema criminoso. Foi constatada a participação de pessoas nas cidades de Tabatinga e Manaus, no estado do Amazonas, e Balneário Camboriú, em Santa Catarina, locais onde são cumpridos os mandados.

Os investigados poderão responder pelos crimes de pertencimento a organização criminosa e tráfico de drogas, cujas penas, somadas, podem ultrapassar os 20 anos de prisão.

Advertisement

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *