Com a temática “EJA: Espaço de Inserção Social, Inclusão e Diversidade”, a Prefeitura de Manaus, por meio da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Norte, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta quinta-feira (19), o 5º Concurso de Poemas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na escola municipal Marly Barbosa Garganta, localizada no bairro Monte das Oliveiras, zona Norte.
A ação contou com a presença de mais 300 alunos de cinco unidades de ensino que trabalham com a EJA na DDZ Norte.
A atividade, realizada desde 2018, tem como objetivo incentivar a leitura por meio das poesias e, com isso, possibilitar o desenvolvimento intelectual em ambiente escolar prazeroso, lúdico e agradável dos alunos da EJA da DDZ Norte.
O concurso começou com a produção de 50 trabalhos poéticos nas escolas, onde aconteceu a primeira seletiva das melhores poesias. Em seguida aconteceu as seletivas para escolha dos melhores poemas premiados na solenidade do 5º concurso de poemas.
Segundo a coordenadora da EJA da DDZ Norte e responsável da atividade, Ádria Nascimento, o concurso surgiu como estratégia pedagógica para diminuir os índices de abandono escolar nessa modalidade de ensino, ocasionada por diversos fatores ligados à realidade desses alunos.
“Esse projeto surgiu da necessidade de fortalecer muito mais esse trabalho realizado com a educação de jovens e adultos aqui na DDZ Norte, visto a realidade que cerca os alunos, pela dificuldade desses estudantes dentro da escola e para diminuirmos o abandono escolar nessa modalidade de ensino nas escolas que trabalham com a EJA. A ideia deste concurso é justamente essa: atrair, fazer com que eles se encantem mais e mais com as atividades pedagógicas, com seus estudos e não desistam”, explicou Ádria.
Evento
Durante a ação, os alunos destaques nas suas respectivas poesias receberam premiações dadas em cheques simbólicos com valores em dinheiro discriminados e certificados de honra ao mérito.
Foi o caso da aluna Michele Castro, do segundo segmento da EJA, da escola municipal Marly Barbosa Garganta, que conseguiu o primeiro lugar na premiação em dinheiro com o poema “Vez e Voz”. Para a estudante, foi um momento inesquecível alcançar o topo do Concurso de Poemas.
“Não imaginava que ia conseguir tudo isso, mesmo sabendo que havia dado meu máximo neste poema. Para mim, essa premiação é muito importante, porque marca um momento inesquecível na minha vida e, também, uma conquista”, declarou Michele.
Durante o evento, artistas renomados também foram convidados para abrilhantar a festa, como o músico e regente Anderson Santos, o poeta Raimundo Brilhante, além de poetas das próprias unidades escolares envolvidas na ação. O grande homenageado da noite foi o compositor, tecladista e poeta Júlio Hatchwell.
O artista parabenizou a Semed por promover um evento de incentivo à leitura, a arte e a cultura local em um mesmo lugar.
“Achei muito legal essa iniciativa coordenada pela professora Ádria, pela Semed, porque possibilita essa interação com esses alunos com artistas locais, com a poesia, com a música. De fato, a secretaria está de parabéns por realizar algo tão bonito com isso que está acontecendo hoje”, enfatizou Júlio.