Portal Você Online

Prêmio Nobel Verde coloca Manaus como a capital da Amazônia

Objetivo dos organizadores do 1º Prêmio United Earth Amazônia, o Nobel Verde, é torná-lo uma referência, como acontece com o Prêmio Nobel, para conscientizar a população mundial a mudar hábitos e atitudes para contribuir com a preservação do planeta, tendo o bioma Amazônia como uma diretriz e salvaguarda

A cerimônia do 1º Prêmio United Earth Amazônia, o Prêmio Nobel Verde, na noite de ontem (27) no Teatro Amazonas teve como destaque a presença do “Rei” Roberto Carlos, que foi homenageado pela música ‘Amazônia’, em parceria com Erasmo Carlos, também premiado. Ao lado do criador do prêmio, Marcus Nobel, o prefeito de Manaus, David Almeida, destacou o protagonismo da cidade como capital da região mais cobiçada do mundo.

“Por que deste prêmio? Porque nós vivemos na maior floresta tropical, no estado mais preservado, na maior cidade da floresta amazônica. Então, nós somos a capital da Amazônia. Esse prêmio, esse reconhecimento e essa luta que agora se unem conosco o Marcus (Nobel), o Ruberson e o Sérgio, é para que essa realidade de dentro das fábricas saia dos muros e chegue nas pessoas, nós queremos fazer com que as discussões sejam das portas de dentro para fora, somos os protagonistas do meio ambiente, somos os maiores preservadores, temos o que ensinar para o Brasil e para o mundo. Eu agradeço a escolha da nossa cidade para ser a primeira do mundo a receber o Prêmio Nobel Verde”, disse Almeida.

A ideia é tornar o Prêmio United Earth Amazônia uma referência como acontece com o Prêmio Nobel, para conscientizar a população a mudar hábitos e atitudes para contribuir com a preservação do planeta, tendo o bioma Amazônia como uma diretriz e salvaguarda.

Advertisement

Os organizadores pretendem realizar uma cerimônia anual e levar a iniciativa para outras cidades do mundo, de forma que se torne um prêmio global com características de cada localidade.

Segundo Rubenson Chaves, representante institucional da LCTM BrandBuilder e da United Earth na Amazônia, Manaus foi escolhida e anunciada como sede, em outubro do ano passado, por ser a “Capital da Amazônia”.

“Começamos a falar de projetos e a Amazônia virou o centro da nossa discussão e começamos a falar do United Earth e do Marcus Nobel, e durante toda a discussão, percebemos que o consumidor de hoje em dia, os jovens de hoje em dia, estão cada vez mais conectados com o planeta, com o que eles comem, com as marcas e projetos que impactam o planeta, e daí surgiu a criação do Prêmio Nobel Verde”, completou Chaves.

Os premiados

Na área de Artes e Música, os premiados foram o cantor e compositor, Roberto Carlos, e Erasmo Carlos, falecido em novembro do ano passado, pela contribuição que ambos fizeram, por meio de sua obra musical, à conservação da Amazônia. Erasmo Carlos foi representado pelo seu filho Leonardo Esteves.

Os premiados receberam uma escultura no formato de uma esfera com seis lados, relacionados com os valores da United Earth, cada um deles representando o homem com seus braços, conectando com a fauna, flora, ar, água, recursos naturais, e com toda a humanidade, integrados e entrelaçados em uma única peça. 

Os projetos vencedores foram:

1) “Vaga Lume”, na área Educacional, desenvolvido para atender as crianças das comunidades rurais da Amazônia

2) “Sataré Mawé, projeto de Eco-Etnodesenvolvimento que busca a independência econômica por meio da bioeconomia sustentável do guaraná pelas comunidades do Amazonas

3) “Sakaguchi Agroflorestal”, projeto de aprimoramento e disseminação do agroflorestal gerando desenvolvimento social e econômico da comunidade de imigrantes japoneses e da região

4) “Braziliando”, projeto que desenvolveu a integração entre turistas e os povos tradicionais da Amazônia por meio da inovação em tecnologia de turismo de base comunitária

5) “Rede Mulheres do Maranhão”, projeto que promove a inclusão social e econômica por meio do empoderamento das mulheres para o empreendedorismo a partir do cultivo e subprodutos do babaçu

6)“Projeto Pamine – Renascer da Floresta”, desenvolvido pela comunidade indígena Paiter Suruí para devolver à floresta o que dela for retirado.  

Saiba mais

A United Earth e o Prêmio têm entre os patrocinadores: o grupo Tellescom, grupo com ecossistema completo, integrando manufatura, R&D, logística, software, serviços, soluções inovadoras de transformação digital e projetos socioambientais; e Moto Honda da Amazônia, líder nacional no segmento duas rodas, tendo produzido mais de 27 milhões de motocicletas em sua fábrica de Manaus, e há mais de 45 anos presente na região Amazônica, onde mantém diversos projetos ambientais, tendo como premissa a preservação e o uso consciente dos recursos naturais como aspectos essenciais para o desenvolvimento econômico.

O Prêmio tem ainda o apoio do Governo do Amazonas e da Prefeitura de Manaus.

Advertisement

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *