Quem são os candidatos a vaga do Senado pelo AM

 O Amazonas tem sete candidatos na disputa por uma vaga ao Senado. Um deles é o senador Omar Aziz (PSD) que tenta manter a cadeira e concorre à reeleição.

De olho na vaga de Aziz estão outros seis postulantes. Um deles é o ex-prefeito Arthur Virgílio Neto (PSDB), que também é ex-senador.

A lista inclui um pastor, um militar da reserva, um ex-deputado estadual e uma oficial de justi;ca.

Em todo o país, são 237 candidatos registrados para 27 cadeiras em disputa, o que dá uma média de 8,7 postulantes por vaga. É a mais concorrida em pelo menos 30 anos, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral. 

Disputam uma vaga ao Senado pelo Amazonas

▼  ARTHUR NETO (PSDB)

Foto

Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto nasceu em Manaus e tem 76 anos. É sociólogo formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e diplomata pelo Instituto Rio Branco.

Já ocupou diversos cargos púbicos: ministro chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República durante o governo FHC, senador e deputado federal pelo Amazonas.

Também foi prefeito de Manaus por três mandatos, o último deles de 2017 a 2020. No Senado, foi líder do PSDB em 2003.

▼  BESSA (SOLIDARIEDADE)

Foto

Elissandro Amorim Bessa, o Bessa, nasceu em Manaus e tem 49 anos. Atualmente cumpre mandato como vereador por Manaus. Foi taxista. Disputa as eleições pela Coligação Nós, o Povo, que reúne o PSB e o Solidariedade.

▼  CORONEL MENEZES (PL)

Foto

Alfredo Alexandre de Menezes Junior nasceu em Manaus e tem 58 anos. Coronel da reserva do Exército, estudou na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), onde cursou a arma de engenharia e foi professor por quatro anos.

Em Manaus, serviu no Comando Militar da Amazônia (CMA) e na 12ª Região Militar, nas áreas de planejamento, operações e logística.

Também serviu na Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, e na Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington.

Em 2010, migrou para a iniciativa privada para gerenciar a instituição financeira Poupex. Em 2019 e 2020, comandou a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

Sua primeira disputa eleitoral foi em 2020, à Prefeitura de Manaus, tendo ficado em quinto lugar, com 11,32% dos votos.

▼  LUIZ CASTRO (PDT)

Foto

Luiz Castro Andrade Neto nasceu em São Paulo e tem 63 anos. Mudou-se para o Amazonas aos 18 anos, indo morar no município de Envira.

Formado em direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), possui especialização em Saúde e Ambiente pela Universidade Cândido Mendes.

Foi prefeito de Envira por dois mandatos, em 1982 e em 1993. Foi eleito cinco vezes consecutivas para a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas.

No último mandato, que terminou em 2018, foi líder da minoria e defendeu pautas como direitos da infância e da juventude, saúde, educação e meio ambiente.

▼  MARÍLIA FREIRE (PSOL)

Foto

Marilia Freire da Silva nasceu em Manaus, tem 39 anos e é formada em direito. Trabalha como oficial de Justiça do Amazonas.

Militante dos direitos humanos, dos direitos das mulheres e da população LGBTQIA+, é membro do coletivo feminino Humaniza e faz parte da Frente pelo Desencarceramento do Amazonas.

Coordenou a primeira turma de promotoras legais populares do Amazonas. Foi ainda professora universitária de direito penal, direito da criança e do adolescente, e direito internacional público e privado.

▼  OMAR AZIZ (PSD)

Foto

Nascido em São Paulo, o senador Omar José Abdel Aziz tem 64 anos e concorre à reeleição. Mudou-se ainda jovem para o Amazonas com a família.

O pai era palestino e a mãe, descendente de italianos. É formado em engenharia civil. Foi vereador, deputado estadual e vice-prefeito de Manaus e vice-governador do estado. Em 2010, elegeu-se governador.

Quatro anos depois, foi eleito senador. Atualmente, preside a Comissão de Segurança Pública. Em 2021, ocupou a presidência da CPI da Covid.

▼  PASTOR PETER MIRANDA (AGIR)

Peter Junior Miranda tem 69 anos e nasceu em Caruaru (PE). É empresário e pastor da Igreja Batista. Passou grande parte de sua vida em Recife.

Em 1975, mudou-se para São Paulo, onde concluiu seus estudos. Estudou direito, na Universidade São Francisco, em Bragança Paulista (SP), e teologia, na University of Central Florida, em Orlando (EUA).

Trabalhou com importação e exportação por mais de 35 anos. Exerceu cargos de supervisor de vendas, gerente, diretor e presidente de empresas no Brasil e nos EUA.

Exerceu também os cargos de secretário municipal de Trabalho e Emprego e secretário municipal de Segurança Pública, ambos em Jaboatão dos Guararapes (PE).

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *