O presidente Jair Bolsonaro irá pessoalmente ao Congresso Nacional na quarta-feira (20) entregar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma da Previdência, segundo afirmou hoje o secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho.
Até o momento, o governo só divulgou que a idade mínima de aposentadoria será de 65 anos para homens e 62 para mulheres após uma transição de 12 anos. Ainda não há informações sobre as idades mínimas iniciais e as regras de transição, qual será o tempo mínimo de contribuição e se haverá um sistema de capitalização, por exemplo.
Após o texto ser apresentado ao Congresso, o presidente deve lançar uma forte campanha a favor da reforma, usando redes sociais e discursos públicos, pelo menos nos dois dias seguintes. A ideia do governo é mostrar que a PEC tem o intuito de acabar com desigualdades e equilibrar as contas públicas.
Após o ato político, Bolsonaro deve fazer um discurso público sobre a medida. Ainda não está decidido se o presidente fará um pronunciamento oficial em rádio e TV ou se fará um vídeo ao vivo nas redes sociais.
No mesmo dia, governadores de vários estados se reunirão em Brasília. A equipe de Bolsonaro ainda avalia se ele participará do evento para pedir apoio aos políticos.