O evento oferecerá visitação mediada, oficinas e rodas de conversa sobre mudanças climáticas .
Nesta sexta-feira (15) e sábado (16), das 9h às 16h, o Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA – avenida Silves, 2.222, Crespo, zona sul) promoverá o evento “Amazônia dos Rios Voadores”, com vasta atividade em alusão ao Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas. O projeto é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), com classificação livre e entrada gratuita.
Com este evento, a equipe do CCPA proporcionará um encontro de estudantes e da população em geral para dois dias de atividades de imersão artístico-cultural e científicas, para a reflexão sobre temas relacionados ao meio ambiente. “O objetivo é sensibilizar os participantes sobre suas responsabilidades nos processos de preservação, cuidado e sustentabilidade dos recursos naturais do planeta”, explica o gerente da Central Pedagógica da SEC, Ricardo Lopes.
A programação contará com oficinas utilizando materiais recicláveis e um bate-papo sobre Educação Ambiental, com a doutora em Biologia Elizabeth da Conceição Santos e o geógrafo Guilherme Vilagelim de Souza. Também haverá apresentação de performances artísticas, aulões de dança e distribuição de mudas.
Material reciclável para Oficinas – “Amazônia dos Rios Voadores” terá oficinas de produção de puffs e ecobags. Para isso, o CCPA já está servindo como ponto de coleta de garrafas pet e banners, material que será utilizado para a confecção das peças. Ainda assim, a organização do evento orienta os interessados a levar esses objetos no dia, para participação na aula.
Os rios voadores são imensos volumes de vapor d’água, que vêm do Oceano Atlântico, principais responsáveis pela formação de chuvas na Amazônia.
Também são muito importantes para a regulação do clima nas regiões do Centro-Oeste e Sudeste, chegando, às vezes, ao Sul do Brasil, em alguns estados da Bolívia, Paraguai e até nos Andes. Possuem cerca de três quilômetros de altura, algumas centenas de largura e milhares de quilômetros de extensão. Isso quer dizer que, em alguns dias do ano, um rio com as dimensões do Amazonas atravessa os céus do Brasil.
Confira a programação:
Dia 15/03
- 09h00 – Recepção no hall com performance artística
- 09h15 – Performance na cúpula
- 09h30 – Oficinas: Produção de biojóia, pipas, puff com garrafa pet, ecobag reutilizando banner
- 09h45 – Bate papo sobre Educação ambiental e problemática contemporânea, com a Prof. Dra. Elizabeth da Conceição Santos
- 10h00 – Plantio e distribuição de mudas
- 10h15 – Aulão de danças populares, oficina de Danças urbanas
- 11h00 – Apresentação do Balé folclórico do Amazonas
- 14h00 – Recepção no hall com performance artística
- 14h15 – Performance na cúpula
- 14h30 – Oficinas: Produção de biojóia, pipas, puff com garrafa pet, ecobag reutilizando banner
- 14h45 – Bate papo sobre Impacto da mudança climática na Amazônia, com o geógrafo Guilherme Vilagelim de Souza
- 15h00 – Plantio e distribuição de mudas
- 15h30 – Aulão de danças populares, oficina de danças urbanas
- 16h00 – Apresentação artística
Dia 16/03
- 09h00 – Recepção no hall com performance artística 09h15 – Performance na cúpula
- 09h30 – Oficinas: Produção de biojóia, pipas, puff com garrafa pet, ecobag reutilizando banner
- 09h45 – Bate papo sobre mudanças climáticas
- 10h00 – Plantio e distribuição de mudas
- 10h15 – Aulão de danças populares, oficina de danças urbanas
- 11h00 – Apresentação artística
- 14h00 – Recepção no hall com performance artística
- 14h15 – Performance na cúpula14h30 – Oficinas: Produção de biojóia, pipas, puff com garrafa pet, ecobag reutilizando banner
- 14h45 – Bate papo sobre mudanças climáticas
- 15h00 – Plantio e distribuição de mudas
- 15h30 – Aulão de danças populares, oficina de danças urbanas
- 16h00 – Apresentação artística