Matrículas para alunos com deficiência começam nesta segunda

Inicia, nesta segunda-feira (14), o período de matrículas para a modalidade de Novos Alunos com Deficiência em todas as escolas da rede pública do Amazonas. As matrículas podem ser feitas de forma online e presencial e o sistema estará disponível a partir das 0h de segunda (no horário de Manaus).

Segundo a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino (Seduc-AM), é necessário, para os alunos novatos, que o pai/mãe ou responsável legal realize o cadastro no site da secretaria e, posteriormente, cadastre os dados do aluno. Em seguida, é preciso buscar vagas na rede pública, encontrar a escola de preferência e fazer a reserva.

A confirmação da vaga acontece de forma presencial, na instituição escolhida e deve ser feita em até três dias úteis. Após esse período, se a vaga não for confirmada na escola, será cancelada e volta para o sistema de ampla concorrência.

A Seduc informou que não faz atendimento de matrícula e a reserva precisa ser confirmada em até três dias úteis. O cadastro pode ser feito também pelo smartphone, sem precisar baixar aplicativos, a partir de 00h01 de segunda-feira (14).

Inclusão

Quem não tiver como fazer a reserva pela internet, pode ir a qualquer escola da rede pública de ensino, tanto na capital quanto nas unidades estaduais do interior do Amazonas.

Em nota, a coordenadora de Educação Especial (CEE), Lenice Salerno, afirmou que todas as instituições de ensino do estado recebem alunos com deficiência.

Documentos

No momento do cadastro online, é necessário informar que é Pessoa com Deficiência (PcD) e, no presencial, levar os seguintes documentos:

  • Comprovante de escolaridade original – guia de transferência ou histórico escolar ou ainda declaração de transferência com validade de 30 dias.
  • Certidão de nascimento (original e cópia).
  • CPF e RG (original e cópia) – do responsável pelo aluno menor de idade, obrigatório para os alunos do ensino médio e para os alunos maiores de 18 anos de qualquer ensino.
  • Comprovante de residência (cópia) – fatura de água, energia elétrica ou de telefone do último mês que anteceder a matrícula.
  • Cartão de vacinação (cópia).
  • Duas fotos 3X4 recentes.
  • Documento de identificação (com foto) do responsável pela matrícula (original e cópia).
  • Se maior de idade, documento oficial de identificação com foto (caso o documento não seja apresentado no ato da matrícula, será dado um prazo para apresentação do mesmo na secretaria da escola)

A Seduc disponibiliza, ainda, unidades com educação especial, são elas:

E.E. AUGUSTO CARNEIRO DOS SANTOS – específica para alunos com deficiência auditiva/surdez e surdo cegueira. Funciona com o Ensino Fundamental nos turnos matutino (1º ao 5º ano) das 7h às 11h e vespertino (6º ao 9º ano e EJA 1º segmento) das 13h às 17h15. Rua São Lourenço da Silva Braga, 155 Centro/ Ponto de referência: Próximo à Praça Jefferson Peres

OBS.: Funciona como anexo da Escola Estadual Diofanto Vieira Monteiro.

Email: [email protected]

E.E. JOANNA RODRIGUES VIEIRA – específica para alunos com deficiência visual (cegos e com baixa visão). Funciona nos turnos matutino (das 7h às 11h) e vespertino (das 13h às 17h15) com Educação Infantil (estimulação precoce de 0 a 3 anos) e Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). Rua Lourival Muniz, Nº 525 Bairro da Gloria / Ponto de referência: Próximo à Praça da Glória

Email: [email protected]

E.E. MANOEL MARÇAL DE ARAÚJO – específica para alunos com deficiência intelectual, autismo ou com paralisia cerebral. Funciona nos turnos matutino (das 7h às 11h) e vespertino (das 13h às 17h) com Educação Infantil (estimulação essencial) e Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). Rua Parintins, s/nº, Cachoeirinha / Ponto de referencia: entre a rua Urucará e Maués.

Email: [email protected]

E.E. DIOFANTO VIEIRA MONTEIRO – específica para alunos com deficiência intelectual,Síndrome de Down e autismo. Funciona nos turnos matutino (das 7h às 11h) e vespertino (das 13 horas às 17h15) com EJA especial e oficinas pedagógicas.

Rua São Lourenço da Silva Braga, 155 Centro/ Ponto de referencia: Próximo à Praça Jefferson Peres Email: [email protected]

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *