Portal Você Online

STF: Luís Roberto Barroso toma posse da presidência nesta quinta

Entrevista coletiva do ministro Roberto Barroso por videoconferência. Brasília-DF, 26/05/2020 Foto: Roberto Jayme/ASCOM/TSE

Eleito em agosto deste ano, Luís Roberto Barroso assumirá a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) na próxima quinta-feira (28), para um mandato de dois anos. Edson Fachin será o vice-presidente do tribunal. A cerimônia de posse contará com a cantora Maria Bethânia que vai cantar o Hino Nacional.

O magistrado será sucessor de Rosa Weber, que está no cargo desde setembro de 2022 e deixará o posto e a cadeira devido à aposentadoria compulsória em outubro.

Barroso também foi autor de voto em conjunto com o ministro Gilmar Mendes, pela primeira vez na história da Corte, para restabelecer o piso salarial nacional de profissionais da enfermagem na esfera pública.

Advertisement

Recentemente, ele solicitou destaque do julgamento da ação que questiona a legalidade do aborto até a 12ª semana de gestação. Weber é a relatora do processo e foi a única a votar até o momento, favorável à descriminalização do procedimento.

Vida acadêmica

Luís Roberto Barroso é graduado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), onde é professor titular de Direito Constitucional, tem mestrado na Universidade de Yale (EUA), doutorado na Uerj e pós-doutorado na Universidade de Harvard (EUA).

Ainda em sua vida acadêmica lecionou como professor visitante nas Universidades de Poitiers (França), de Breslávia (Polônia) e de Brasília (UnB). Foi também procurador do Estado do Rio de Janeiro e advogado constitucionalista. Como advogado participou de grandes julgamentos no STF, como a defesa da Lei de Biossegurança, reconhecimento das uniões homoafetivas e interrupção da gestação em caso de feto anencéfalo.

Vice-presidente

Integrante da Suprema Corte desde junho de 2015, o ministro Edson Fachin assumiu a vaga deixada pela aposentadoria do ministro Joaquim Barbosa. Advogado e acadêmico, foi professor titular de Direito Civil da Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde se graduou em Direito em 1980. Tem mestrado e doutorado em Direito Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e pós-doutorado no Canadá. Participou como pesquisador convidado do Instituto Max Planck, em Hamburgo, na Alemanha, e foi professor visitante do King’s College, em Londres. Luiz Edson Fachin nasceu em 8 de fevereiro de 1958, em Rondinha (RS).

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *