Portal Você Online

Suco de açaí artesanal provocou 14 casos da doença de Chagas no Amazonas

A Secretaria de Saúde do Amazonas (SES-AM), encerrou a investigação sobre os casos na cidade de Amaturá, nesta terça-feira

A investigação do governo do Amazonas sobre os casos de doença de Chagas foi encerrada, nesta terça-feira (10), em Amaturá (909 km de Manaus). Foram confirmados 14 casos da doença após o consumo de suco de açaí de fabricação artesanal. Os casos foram registrados entre os moradores da comunidade Caturiá III, no município. Não há internados e os pacientes estão clinicamente bem.

Técnicos da Secretaria de Saúde do Amazonas (SES-AM), da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto e Fundação de Medicina Tropical – Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), estão em Amaturá desde o dia 6 de maio e retornam, a Manaus, nesta quarta-feira (11).

Agora, com a disseminação controlada, reforçamos o pedido à população para que redobre os cuidados com o preparo do açaí. Continuaremos vigilantes a qualquer nova contaminação. E os técnicos permanecem à disposição dos municípios para controle da doença”, afirma o secretário de Estado de Saúde, Anoar Samad.

Advertisement

De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, o sucesso da investigação se deve à identificação rápida dos primeiros casos e, também, da atuação da equipe multidisciplinar dos profissionais de saúde, durante todos esses dias.

Os profissionais de saúde da FVS-RCP e FMT-HVD realizaram a recoleta de exames, entre eles o da gota espessa e eletrocardiograma; análises laboratoriais das amostras e análise clínica dos pacientes, além de coleta entomológica de insetos triatomíneo, conhecido popularmente como “barbeiro”, que transmite, por meio de fezes, o protozoário parasita Tripanossomo cruzi, agente causador da doença.

Casos

Os 14 casos confirmados de doença de Chagas foram identificados na comunidade Caturiá III, zona rural de Amaturá. Ao todo, 34 moradores consumiram o suco de açaí, produzido artesanalmente, na comunidade.

Até a manhã de segunda-feira (9), 12 casos tinham sido confirmados e 22 descartados. Na noite da segunda, foram realizadas recoleta de amostras para realização do exame do tipo gota espessa, em pacientes que apresentaram sintomas suspeitos para doença de Chagas, quando foram confirmados mais 2 casos, totalizando 14 casos confirmados e 20 descartados.

Doença de Chagas

A doença de Chagas é uma doença infectoparasitária febril aguda que passou a ser uma preocupação a mais entre todas as doenças febris que se manifestam de maneira endêmica na Amazônia.

A doença de Chagas tem se apresentado em diversos surtos epidêmicos em locais distintos da Amazônia, se caracterizando por uma doença febril seguida por inchaços, edemas, sinais e sintomas de doenças cardíacas.

O tratamento da doença é muito específico e deve ser realizado sob estrita orientação médica, para evitar que a doença evolua para a forma crônica, quando a doença passa a não ser curável.

Advertisement

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *