Portal Você Online

Vacinação contra gripe começa hoje em Manaus a partir de 6 meses de idade

Manaus começa a vacinar em massa contra a gripe (influenza) a gripe, para toda a população a partir de seis meses de idade, nesta quinta-feira (18). A secretaria de Saúde do município colocou 171 salas disponíveis nos endereços e horários de funcionamento que estão disponíveis no link bit.ly/salasdevacinamanaus.

A ampliação da campanha para o público em geral foi recomendada pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal contra a doença.

“Iniciamos a campanha com o foco voltado para os públicos mais vulneráveis, incluindo crianças, gestantes e idosos, que têm um risco maior de desenvolver as formas graves da influenza, mas infelizmente a procura está baixa”, informou a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe.

A secretária disse ainda que horários alternativos, para quem não possui disponibilidade, estão à disposição. “Temos nove unidades cujas salas de vacina ficam abertas até as 20h, e que também abrem aos sábados, das 8h às 12h. Além disso, a clínica da família Carmem Nicolau, na Zona Norte, funciona até domingos e feriados, das 8h às 18h”.

Para receber a vacina, os usuários devem apresentar documento de identidade com foto e CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS) para receber o imunizante. Também é importante levar o cartão de vacina, mas caso tenha perdido ou não disponha do documento, pode buscar a unidade mesmo assim e solicitar um novo.

Vacinação no estado

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) divulgou ontem (17) a ampliação da vacinação contra a gripe para toda a população do estado a partir dos seis meses de idade. Até quarta-feira (17), a cobertura vacinal da campanha atual da influenza no Amazonas atingiu 37,74%.

A vacina continua disponível para crianças de seis meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, em trabalhadores da Saúde, pessoas com 60 anos e mais, gestantes e puérperas, professores, pessoas com deficiência e população geral. A meta é vacinar 90% da população.

De todos esses públicos prioritários da campanha, o que mais avançou na cobertura foi o de povos indígenas vivendo em terras indígenas (59,35%), seguido de trabalhadores de Saúde (57,56%) e puérperas (55,90%).

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, reforça sobre a importância de se proteger contra a gripe. “Ainda seguimos no período de transmissão de vírus respiratórios, como o da influenza, que tem vacina eficaz que evita casos graves e internações hospitalares”, explica.

Ela acrescenta, ainda, que as Secretarias Municipais de Saúde, órgãos responsáveis pela execução da campanha em seus territórios, estão abastecidos com os imunizantes e devem divulgar as ações para ampliar as coberturas vacinais.

“A Saúde está no esforço coletivo para incentivar e oportunizar a vacina a todos, mas sem a aceitação do cidadão, doenças evitáveis se mantêm em circulação, podendo ser fatal nos mais vulneráveis”, alerta.

Vacina eficaz

O imunizante é produzido com vírus inativados, fragmentados e purificados, ou seja, não é capaz de induzir o desenvolvimento da doença.

Além disso, a composição e a concentração de antígenos são atualizadas a cada ano, seguindo orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O Ministério da Saúde reforça que o imunizante pode ser administrado simultaneamente com outras vacinas do calendário nacional de vacinação.

Confira os locais onde a vacina está disponível.

Advertisement

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *