Portal Você Online

Verstappen supera Norris com estratégia e vence GP do Canadá

Max Verstappen celebra vitória no GP do Canadá da F1 em 2024 — Foto: Bryn Lennon - Formula 1/Formula 1 via Getty Images

A ordem dos fatores pode mudar, mas o resultado na F1 em 2024, nem sempre. Max Verstappen voltou a vencer após a derrota para a Ferrari em Mônaco e garantiu o triunfo no GP do Canadá deste domingo (9), após largar em segundo lugar. O tricampeão neutralizou a concorrência de Lando Norris, da McLaren, além de superar o pole position George Russell, da Mercedes – que chegou em terceiro.

Advertisement

A primeira intervenção do safety car, causada na volta 25 por Logan Sargeant, definiu o destino da corrida: foi aí que Verstappen saltou para a liderança, antecipando o então líder Norris na ida aos boxes. O tricampeão chegou a ser ultrapassado pelo rival no início da prova; na metade final da disputa, também teve que superá-lo na pista uma segunda vez, depois do novo round de pit stops.

Pole position, Russell tentou segurar Verstappen, mas não teve ritmo para impedir o avanço da McLaren: ele quase perdeu a última vaga do pódio para Oscar Piastri, porém, pilotou nas voltas finais com a faca nos dentes – com direito a uma briga intensa com o colega da Mercedes, Lewis Hamilton. O jovem de 26 anos conquistou o primeiro pódio do time alemão em 2024.

Advertisement

O dia esteve longe de ser bom para a Williams e a Ferrari: as duas saíram zeradas da corrida porque Sargeant e Alex Albon bateram, assim como Carlos Sainz, da escuderia italiana. Outra baixa para a 16 vezes campeã de construtores da F1 foi Charles Leclerc, que abandonou com uma falha no motor. Sergio Pérez também desfalcou a RBR após bater, já na parte final da prova.

Com a vitória, Verstappen vai a 194 pontos e segue liderando o campeonato de pilotos. Mas o abandono de Leclerc abriu o jogo na briga pela vice-liderança: Norris, terceiro, está a sete pontos do ferrarista. No Mundial de equipes, a RBR segue absoluta, indo de 276 a 301 pontos.

Resultado:

Resultado final do GP do Canadá de F1 2024 — Foto: F1

Advertisement

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *