Portal Você Online

Wilson Lima diz que Amazonas não abre mão da ZFM e defende modelo

Empenhado em garantir a manutenção e o avanço do principal modelo econômico do Amazonas, o governador Wilson Lima, garantiu que o Estado não abrirá mão da Zona Franca de Manaus (ZFM). Ele afirmou que seu governo vem realizando medidas para assegurar a permanência de incentivos fiscais e os emprego gerados.

Advertisement

“Nós não abrimos mão da Zona Franca de Manaus. A Zona Franca responde hoje por 70% da economia do nosso estado”, declarou o governador Wilson Lima, em Brasília, durante entrevista à imprensa nesta terça-feira (28/02), dia em que a Superintendência da Zona Franca de Manaus completa 56 anos.

O governador lembrou, ainda, que um de seus atos no primeiro ano em que assumiu em 2019 foi criar um grupo de trabalho formado por técnicos das secretarias estaduais de Fazenda (Sefaz) e de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) para trabalhar em favor do modelo.

Advertisement

Ele informou que esse grupo está à disposição da bancada dos deputados federais e dos senadores do Amazonas para manter a defesa do modelo frente à Reforma Tributária.

O governador defende novas matrizes econômicas, mesmo destacado que o modelo ZFM é a iniciativa de desenvolvimento regional mais bem-sucedida do país, sobretudo na área social porque gera mais de 500 mil empregos diretos e indiretos, além de receita tributária ao Estado e de contribuir para que o Amazonas preserve 97% da sua floresta.

“É por isso que a gente está sempre dialogando e mostrando a importância da Zona Franca a quem quer que seja e, quando se faz necessário, recorrendo à Justiça. Além disso, para contribuir com a segurança jurídica desse modelo, o nosso governo renovou os incentivos fiscais estaduais até 2032 com o objetivo de manter os investimentos das empresas já instaladas e atrair novos empreendimentos e, assim, gerar mais empregos”, reiterou Wilson Lima.

ZFM

Neste 28 de fevereiro de 2023, a Suframa e o modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) completam 56 anos, data que celebra a publicação do Decreto Lei nº 288/1967 que instituiu a Autarquia e reformulou as diretrizes da ZFM, que conta hoje com aproximadamente 500 empresas instaladas, faturando mais de R$ 170 bilhões e gerando cerca de meio milhão de empregos diretos, indiretos e induzidos.

Advertisement

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *