
Tradição e nome não ganham jogo no Catar. Pela segunda vez em uma semana, a Zebra andou pelos campos da Copa do Mundo e a vítima da vez foi a forte Alemanha, que tomou uma virada do Japão, nesta quarta-feira (23) e perdeu sua partida de estreia por 2×1.
Campeã do mundo em 2014, a seleção decepcionou na Rússia em 2018, quando caiu na primeira fase, e hoje fez uma apresentação abaixo da média.
Num primeiro tempo em que poderia ter encurralado o Japão, a Alemanha só conseguiu marcar com Gundogan, de pênalti. Oportunidades não faltaram. Enquanto o Japão pouco ameaçava e explorava os contra-ataques, mas sem incomodar Neuer.
Mas no segundo tempo o técnico Hajime Moryasu mudou a cara da partida com três substituições decisivas. Ele colocou Tomyasu no lugar de Kubo, e fez mais duas trocas com as entradas de Doan e Asano. O zagueiro no lugar do atacante reforçou a defesa japonesa, melhorou a saída de bola e mudou o jogo.
Antes de Doan e Asano surgirem na frente de Neuer para virar a partida, é bom lembrar que o goleiro Gonda se redimiu do pênalti ao impedir o gol num verdadeiro bombardeio alemão. Logo na sequência o Japão empatou e ganhou corpo para virada no chute de Asano.