Dólar Hoje

27º Café com Comex terá Pensamento Computacional e Design Thinking como temas

Nesta quinta-feira (25), acontece o 27º Café com Comex, com o tema “Pensamento Computacional na Construção do Design Thinking”. O evento é destinado para alunos do ensino médio, calouros e alunos de ciência da computação e tem como objetivo despertar os jovens para o mundo da tecnologia e do empreendedorismo, mostrando as oportunidades nacionais e internacionais para o ecossistema de empreendedorismo e inovação da Amazônia, além da capacitação e do aprendizado transmitido.

O evento será das 14h às 16h30 e ocorrerá na Fundação Paulo Feitoza (FPF Tech), com 60 vagas destinadas a alunos do Ensino Médio; contudo, outros interessados podem acompanhar gratuitamente o evento online por meio do Instagram @innatus.hub.

De acordo com a Profa. MSc. Olinda Marinho, CEO da Marinho Comércio Exterior e da Innatus Hub, além de ser a idealizadora do evento, o 27º Café com Comex foi pensado para atingir o máximo de pessoas, por isso, a modalidade híbrida foi adotada, como também, as temáticas principais, Pensamento Computacional e Design Thinking, foram escolhidas a partir das necessidades reais de jovens estudantes.

“O conceito da união dessas temáticas é o de potencializar a capacidade dos jovens de solucionar problemas. Isso porque o pensamento computacional é uma habilidade que ajuda a desenvolver o raciocínio lógico a encontrar soluções criativas e trazer novos olhares e possibilidades. Com o Design Thinking atrelado ao método, os jovens poderão gerar soluções aplicáveis às necessidades identificadas do dia a dia em sua rotina, no seu negócio ou no mercado de trabalho. Ambos os conceitos unidos auxiliam o pensamento crítico e a reflexão. Sendo assim, esses conceitos aplicados na escola favorecem a revisão das próprias produções, considerando-as produtos sempre em processo”, destaca.

O Pensamento Computacional pode ser definido como uma estratégia usada para desenhar soluções e solucionar problemas de maneira eficaz tendo a tecnologia como base. Para ajudar os participantes a entenderem melhor o assunto, a instrutora de jovens e crianças premiada na NASA, Cleanne Ferreira, fará uma viagem prática, mostrando a realidade do Pensamento Computacional por meio da linguagem de programação em blocos, que será aplicada à realidade pratica do dia a dia das pessoas ou para solucionar problemas complexos

O 27º Café com Comex faz parte da Semana Global de Empreendedorismo e contará com a presença do Prof. Niomar Pimenta e da Profa. Rosanna Silva — representantes da Escola Técnica da FPF Tech —; da Marilia Costa — representante da Incubadora da FPF Tech; da Instrutora Cleanne Ferreira e do Tur. Alexson Braga — Innatus Hub; e da Profa. MSc. Olinda Marinho. Além disso, o evento conta com a parceria do SEBRAE-AM; da Prefeitura de Manaus, por meio do Casarão Inovação — Cassina; da Innatus Hub; do Jornal do Commercio, que colabora na divulgação; e, finalmente, com a parceria de sempre da FPF Tech, que receberá pela primeira vez o Café com Comex por conta da criação da Escola Técnica.

Semana Global do Empreendedorismo

A Semana Global do Empreendedorismo é um evento mundial, que tem como objetivo estimular, capacitar e oportunizar aos interessados o ingresso ou aperfeiçoamento da atividade empreendedora. Sendo assim, o 27º Café com Comex está inserido na programação da Semana Global do Empreendedorismo, com diversas atividades presenciais e on-line.

A Lei nº 14.135/2021 institui a Semana Global do Empreendedorismo no calendário nacional, além de prever a realização de atividades sobre o tema no mês de novembro de cada ano. A legislação pretende estimular políticas públicas para melhorar o ambiente empreendedor brasileiro e apoiar atividades desenvolvidas por organizações da sociedade civil, em prol de um Brasil mais empreendedor.

Programação

14:00 – ABERTURA

Local: Escola Técnica FPF TECH

Profa. MSc. Olinda Marinho — Marinho Comex : APRESENTAÇÃO CAFÉ COM COMEX

Prof. Dr. Niomar Pimenta — Profa. Dra. Rosanna Silva, Diretora da Escola Técnica FPF Tech: “APRESENTAÇÃO DA ESCOLA TÉCNICA”

Marilia Costa — FPF Tech: “APRESENTAÇÃO DA INCUBADORA DA FPF”

14:15/14:30 — INTEGRAÇÃO: PENSAMENTO COMPUTACIONAL, SOFT E HARD SKILLS E DESING THINKING — Olinda Marinho, Cleanne Ferreira, Alexson Braga (Innatus Hub)

14:30/15:30 — ATIVIDADE PRÁTICA COM USO DA FERRAMENTA MAKE CODE: Cleanne Ferreira

Local: LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

Pensamento Computacional na Construção do Design Thinking

15:30/16:00 — Apresentação de resultados: soluções criadas pelos alunos

16:00/16:30 — Coffee Break

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *