Portal Você Online

É hoje: Manaus altara trânsito para desfile de carnaval

A avenida do samba e a Pedro Teixeira são algumas das vias que estarão interditadas para o desfile das escolas de samba no sábado (3).

A ação será feira pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU para garantir a segurança de pedestres e motoristas.

Agentes de trânsito e fiscais de transporte do IMMU estarão nas imediações do local do desfile para orientar condutores de veículos e tirar dúvidas de usuários do transporte coletivo da cidade.

Advertisement

Todas as vias interditadas estarão devidamente sinalizadas e com placas indicativas para facilitar o deslocamento dos veículos e evitar congestionamentos.

O vice-presidente de Trânsito do IMMU, Edson Leda, explicou que, por conta da movimentação dos carros alegóricos no sábado, algumas interdições serão necessárias para garantir o translado dos veículos para dentro do sambódromo.

“Uma das principais interdições será realizada na avenida do Samba e na avenida Pedro Teixeira, as interdições começaram parcialmente a partir das 7h e, no decorrer do dia, as vias serão completamente interditadas. Vale ressaltar que, em todo o entorno do sambódromo, será reforçado o número de agentes, para instruir os motoristas e pedestres que participaram do evento”.

As ações do IMMU incluem o perímetro de interdições viárias, atuação efetiva de servidores e fiscalização das linhas de ônibus que atendem as imediações do sambódromo.

No sábado, as interdições iniciam às 7h com fechamento da avenida do Samba, entre as avenidas Pedro Teixeira e Lóris Cordovil.

Outras vias interditadas serão: avenida Pedro Teixeira, no trecho entre a rua Francisco Orellana até a avenida Constantino Nery; avenida Lóris Cordovil, no trecho entre a alameda do Samba e rua Vivaldo Lima (SPA Alvorada); avenida Belmiro Vianez, entre as avenidas Pedro Teixeira e Lóris Cordovil; e ainda a rua Flaviano Limongi, entre as avenidas Pedro Teixeira e Lóris Cordovil.

O instituto estima a atuação de mais de 140 servidores para atuar na fiscalização, controle e ordenamento de veículos e pedestres para garantir a segurança e fluidez nas vias.

Equipes da Educação de Trânsito também estarão no sambódromo das 18h à 1h, com blitz educativa com o objetivo de conscientizar os motoristas e a população sobre a sua responsabilidade na construção de um trânsito seguro, sobre o respeito à legislação e, principalmente, sobre os riscos do consumo de álcool ao volante.

Linhas de ônibus para o sambódromo

Em relação ao transporte coletivo, as linhas de ônibus irão operar com frota reforçada dos coletivos que atendem as imediações do sambódromo no próximo sábado, 3/2.

As linhas, A222, A225 – No sentido bairro/Centro, seguem normalmente até avenida Lóris Cordovil, rua Vivaldo Lima, travessa dos Franceses, avenida Desembargador João Machado, avenida Djalma Batista, avenida Pedro Teixeira, avenida Constantino Nery, normal.

A linha 219 – Sentido Centro, segue normalmente até a avenida Lóris Cordovil, rua Vivaldo Lima, travessa dos Franceses, Desembargador João Machado, avenida Constantino Nery, segue itinerário.

Linhas A222, A225, 219 – Sentido bairro: seguem normal até avenida Constantino Nery, avenida Desembargador João Machado, avenida D, rua Criciúma (R.8), seguem para o bairro.

Linha 678 – Sentido Centro, segue até a avenida Darcy Vargas, avenida Dr. Theomário Pinto da Costa, avenida Jacira Reis, avenida Rita Gama Barros, avenida Pedro Teixeira e retorna para o bairro.

Linhas 207, 214, 223 – Sentido Centro, seguem normal até a avenida Dom Pedro, avenida Dr. Theomário Pinto, avenida Djalma Batista, seguem para o bairro.

No sentido bairro, as linhas 207, 214, 223, vão seguir pela avenida Djalma Batista, acesso à Alça da UEA, avenida Dr. Theomário Pinto, avenida Dom Pedro e seguem itinerário normal.

As linhas 213,227 no sentido Centro, vão seguir até a avenida Lóris Cordovil, R. Vivaldo Lima travessa dos Franceses, Desdor. João Machado, avenida Mario Ypiranga, e seguem para o bairro.

As linhas 213, 227 no sentido bairro, vão seguir até a avenida Mário Ypiranga Monteiro, avenida Desembargador João Machado, avenida D, rua Criciúma (R.8), rua Professora Rosa Gomes, rua Professor Abílio Alencar, e seguem o itinerário normalmente.

Leda também reforçou que o transporte público terá o horário estendido neste sábado. “O transporte público será estendido até a 1h de domingo, com a frota reforçada, retornando às 4h”.

Reforço de frota

Para facilitar o acesso dos brincantes ao sambódromo, o IMMU irá estender as linhas que trafegam nas imediações do local até as 24h de sábado, 3.

O órgão identificou que os brincantes optam por deixar o local por meio de táxis ou veículos de aplicativos de transporte.

Terão reforço até as 24h as linhas:
010 NORTE / SUL / ESTAÇÃO 2/ TERMINAL 2
207 REDENÇÃO / CENTRO
213 AUGUSTO MONTENEGRO / CEASA
214 CONJUNTO HILÉIA / CENTRO
215 BAIRRO DA PAZ / ESTAÇÃO 2/ MÁRIO YPIRANGA / CEASA
219 AUGUSTO MONTENEGRO / ESTAÇÃO 1 / TERMINAL 1 / CENTRO
223 AUGUSTO MONTENEGRO/ NOVA ESPERANÇA / CENTRO
306 AEROPORTO / ESTAÇÃO 3-2 / TERMINAL 1 / CENTRO
321 COMUNIDADE SÃO JOÃO / ESTAÇÃO 3-2-1 / TERMINAL 1 / CENTRO
324 COM. SÃO PEDRO / ESTAÇÃO 3-2-1 / TERMINAL 1 / CENTRO
330 LAGO AZUL / ESTAÇÃO 3-2-1 / TERMINAL 1 / CENTRO
356 VIVER MELHOR / ESTAÇÃO 3-2-1 / TERMINAL 1 / CENTRO
448 CIDADE DEUS/ ESTAÇÃO 4-3-2-1 / TERMINAL 1 / CENTRO
500 NOVO ISRAEL / ESTAÇÃO 3-2-1 / TERMINAL 1 / CENTRO
654 TERMINAL 4 / NATHAN XAVIER / NILTON LINS / PARQUE 10 / ESTAÇÃO 2-ARENA
A222 PROMORAR/ ALVORADA / ESTAÇÃO.2-ARENA
A225 NOVA ESPERANÇA / ESTAÇÃO 2 – ARENA
A206 REDENÇÃO / ESTAÇÃO 2 – ARENA
A407 JARDIM PRIMAVERA / PARQUE 10 / ESTAÇÃO 2-ARENA
640 TERMINAL 4-TERMINAL 3 / CIDADE NOVA / CENTRO
540 OURO VERDE / TERMINAL 1 / CENTRO
560 TERMINAL 4 / CIDADE DE DEUS / CENTRO
652 TERMINAL 4 – TERMINAL 5 – EPHIGÊNIO SALLES / SAMBÓDROMO

Advertisement

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *