Google anuncia mudança no Gmail para celular

Gmail, serviço de e-mail do Google, anunciou uma nova versão para celulares Android e iPhone (iOS) nesta terça-feira (29). A atualização, que será liberada nas próximas semanas, traz uma interface inédita para o app e funções antes disponíveis apenas na versão para PC, apresentadas em abril de 2018. Com a novidade, o aplicativo recebe um design mais limpo e a promessa de uma melhor experiência com funções mais simplificadas (veja como atualizar). Entre as mudanças estão a opção de acessar um anexo sem abrir a mensagem – direto da caixa de entrada – e a alternância entre contas pessoais e de trabalho mais dinâmica.

O Google tem apostado no aprendizado de máquina como método para oferecer recursos capazes de facilitar o dia a dia dos usuários. Ao combinar reconhecimento de modelos e Inteligência Artificial, o sistema já demonstrou ser capaz de sugerir respostas automáticas pela função “Smart Reply” (“Resposta Inteligente”) e postergar o recebimento de uma mensagem em “Adiar”, uma forma de lembrete acionada pelo próprio destinatário para responder uma demanda em outro momento. A ideia é que as funções também sejam adaptadas para o aplicativo voltado aos aparelhos do Google e da Apple.

Seis serviços de e-mail alternativos ao Gmail

De acordo com o anúncio oficial, a intenção da estreia é seguir a linguagem integrada entre os produtos do G Suite. As alterações feitas têm por base o Material Design – concepção visual elaborada pelo Google. A partir dessa estrutura, foram postos à disposição dos usuários da conta web recursos de tipografia, diagramação e cores – o que permite personalizar o conteúdo conforme à necessidade de cada um. Os interessados no novo aplicativo devem aguardar a chegada das mudanças para verificar de que modo as funcionalidades foram implementadas no dispositivo remoto.

Além do serviço de mensagem, as ferramentas Google DriveAgendaDocs e Sites também foram aperfeiçoadas no modo web e podem ser as próximas a receber um sistema renovado para smartphone ainda este ano. Vale lembrar que a conferência anual Google I/O 2019, esperada para maio, marca os principais lançamentos da companhia como, por exemplo, a chegada do próximo sistema operacional – chamado de Android Q ou Android 10.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *