Portal Você Online

Instituto 3B da Amazônia apresenta elenco com estrangeiras

O Instituto 3B da Amazônia apresentou elenco com 19 jogadoras e a comissão técnica para a temporada 2025. O clube anunciou as contratações na tarde desta sexta-feira (28), no auditório das Feras, localizado no Centro de Manaus. 

Comissão técnica

Quem comandará a equipe é o técnico Roberto Neves, de 58 anos. O treinador possui passagens nos Estados Unidos, onde trabalhou em clubes como o Atlanta Soccer Club e o Atlanta Silverbacks. No Brasil, Neves já atuou como técnico do Santa Fé-PE, Ipiranga-PE. Como auxiliar, ele atuou no Remo-PA e tambem no Náutico-PE. Em 2024, o comandante conquistou a Copa Santa Catarina sub-21 pelo Caravaggio.

O auxiliar técnico e analista de desempenho será Carlos Daniel. Já o preparador físico, José Said. Por sua vez, Paulo Galvão e Virgílio Melo serão os preparadores de goleiras, que tiveram passagem no elenco em 2024. Por último, Lucas Normando comanda o setor de fisioterapia. 

Elenco 

As goleiras 

O time chega com duas goleiras: a primeira é a Mari Zanella, ex-Botafogo, de 20 anos, que estreia no futebol amazonense. A arqueira soma passagens pelas categorias de base do Santos e do Internacional. Zanella foi campeã brasileira sub-16, em 2020, e sub-20, em 2022, chegando a Seleção Brasileira Sub-20.

A outra goleira é a Katelyn Kellogg, que pela primeira vez defenderá um clube do Brasil. Ela estava atuando nos Estados Unidos pelo Louisville Triumph, e também possui passagem pelo futebol finlandês.

As zagueiras

Na zaga, o 3B conta com Janaína, que estava no Santos. Aos 36 anos, a zagueira vestiu também a camisa do Botafogo, Corinthians, Palmeiras, Seleção Brasileira e clubes do futebol europeu. A defensora também foi campeã da última edição da Copa do Brasil Feminina, em 2016.

Aos 20 anos, Jeniffer também chega para sua primeira experiência no futebol do Amazonas. Ex-Real Brasília, a zagueira é mais jovem entre as Feras. 

Outra que estreia em terras manauaras é a Rayane, que estava no Alianza Lima, do Peru, pelo qual disputou a Libertadores Feminina. A zagueira vestiu o manto do Atlético Mineiro, São Paulo e Fortaleza.

Laterais 

A primeira que chega é a lateral-esquerda Camila Arrieta. Ela soma convocações para a Seleção do Paraguai. Aos 23 anos, seu último clube foi o Cruzeiro, por onde atuou nas últimas duas temporadas. A também lateral-esquerda, Dani Silva tem 38 anos e seu último clube foi o Atlético Mineiro. Tricampeã da Libertadores Feminina e campeã brasileira em 2017, Dani também disputou os Jogos Olímpicos de Londres 2012. 

Já a lateral-esquerda, Giselinha faz parte do elenco das Feras desde 2020, sendo tricampeã estadual, vice-campeã da Série A3 de 2022 e vice-campeã da Série A2 de 2024. É a terceira atleta com mais jogos pelo Instituto 3B, com 56 partidas disputadas.

Na lateral-direita, Natasha Rosas chega com passagem pela Seleção da Venezuela. Aos 31 anos, seu último clube foi o Real Brasília, por onde atuou nas duas quatro temporadas. Natasha retorna as Feras após ter atuado no clube em 2019 e 2020.

Fechando o setor, a lateral-direita Giovana. Aos 38 anos, ela é campeã brasileira em 2017 e com passagens por Santos e São Paulo, e chega para a primeira temporada em um clube amazonense.

Volantes 

Presente em todas as temporadas do Instituto 3B, Gabi Batista é tetracampeã amazonense, vice-campeã do Brasileirão Série A3, em 2022, e vice-campeã da Série A2, em 2024. É a segunda atleta com mais jogos pelas Feras, com 65 partidas disputadas, e a segunda maior artilheira, com 22 gols marcados.

Já Duda Batista, de 22 anos, atuará em Manaus pela primeira vez. Em 2018, disputou o Mundial Feminino e possui passagens por Fluminense, Ferroviária e São José.

Monique Peçanha está no Instituto 3B desde 2022. Bicampeã estadual e vice-campeã dos Brasileiros A2 e A3 pelas Feras da Amazônia, a volante também possui títulos como a Copa do Brasil de 2012 e a Libertadores Feminina de 2017.

Meias 

A meia-campista, Alanna está em sua segunda passagem pelas Feras. Como atleta do 3B em 2022, marcou 6 gols em 12 jogos e foi vice-campeã brasileira da Série A3. Também atuou em clubes como Santos, Corinthians e Ferroviária.

Kika Moreno também vai para sua segunda temporada pelas Feras. Em 2024, a atleta atuou em 12 partidas do Campeonato Brasileiro Feminino – Série A2, conquistando o vice-campeonato pelas Feras.

Atacantes 

 No ataque, Carla Nunes, que estava no Fluminense. Será terceira passagem da atacante, onde defendeu o time amazonense em 2017, e em 2022, na conquista do vice-campeonato brasileiro da Série A3.

Por sua vez, Paulinha está no Instituto desde 2019, participando de todos os títulos estaduais da equipe, além dos vices das Séries A2 e A3. Paulinha é a jogadora que mais vezes atuou pelas Feras na história do clube, com 75 jogos, e também é a maior artilheira, com 56 gols.

Ysaura Viso é outra atleta que vestirá a camisa de um clube brasileiro pela primeira vez. A atacante tem convocações para a Seleção da Venezuela, e seu último clube foi o León, do México, onde esteve nas duas últimas temporada. Ela é campeã da Libertadores pelo Atlético Huila da Colômbia, em 2018, quando a competição foi realizada em Manaus. 

Por último, Yusmery Ascanio que também chega para sua experiência no Brasil. A atacante tem convocações para a Seleção da Venezuela, onde atuou por 12 temporadas consecutivas no Colo Colo, do Chile. Ela é campeã da Libertadores Feminina em 2012. 

Após a apresentação, as atletas passaram pelo primeiro treinamento em campo comandado pelo técnico Roberto Neves.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *