Portal Você Online

Manaus: Rio Negro seca 22cm por dia e dificulta navegação

O nível do Rio Negro está descendo mais de 20 a 22cm por dia em Manaus e já vem provocando dificuldades na navegação na região, que em alguns lugares c omo o Tarumã, na zona Oeste, muito frequentado pelos manauaras nos finais de semana.

Com a baixa da água do rio, até o banho vem sendo prejudicado. Banhistas reclamam do ‘cauxi’, uma espécie de lama que sai do fundo do rio provocado pela decomposição de folhas e galhos de árvores da floresta.

As lanchas, barcos e jet-skis das marinas no Tarumã-Açu também tem de navegar com cuidado para evitar os bancos de areia e as pedras que surgem no canal por onde trafegam com frequência e evitar acidentes.

Advertisement

Segundo o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), as cotas dos níveis da água estão abaixo da normalidade para esta época no Alto Rio Negro.an

“Em uma comparação com as descidas do Rio Negro nos últimos dois anos – em 2021 e 2022 – neste ano, a bacia está descendo mais rápido. São cerca de 10 cm a mais, se comparado com o ano passado”, disse a pesquisadora da CPRM, Jussara Cury, para o g1.

Até este sábado (9), o Rio Negro estava medindo 22,22 metros. Ele desce de 20 a 22 cm diariamente. Na mesma época, em 2022, o rio estava na média de 25,45 metros e diminuindo de 10 a 12 cm.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *