Portal Você Online

PIB: Norte tem maior queda no terceiro trimestre de 2023

De acordo com o Relatório Regional sobre o Produto Interno Bruto (PIB), realizado pela 4intelligence, que desenvolve soluções que apoiam a tomada de decisão por meio da análise de dados, o Norte foi a região que apresentou a maior queda no terceiro trimestre de 2023, com 1,9%, o maior entre as regiões do país, ficando à frente apenas do Nordeste.

No entanto, a baixa foi suavizada pelo desempenho do setor de serviços (1,7%). No acumulado de 12 meses, a dilatação da atividade econômica da região foi de 4,5%, ficando atrás apenas do Centro-Oeste.

Diante das surpresas positivas dos dois primeiros trimestres, mesmo com o fraco desempenho do terceiro trimestre, a projeção de crescimento de 2023 (3,2%) para o PIB foi mantida.

Advertisement

Esses números incorporaram o setor agropecuário, que manteve resiliência nesse último período, além do consumo e de um mercado de trabalho pujante. Para 2024, o esperado é o avanço de 1,7% do PIB.

A projeção mais modesta reflete, acima de tudo, expectativa de desempenho bem mais fraco do agronegócio e crescimento marginalmente menor de serviços, ainda que este, junto da indústria, deve seguir avançando em 2024. 

Advertisement

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *