Portal Você Online

Polícia prende homem por posse ilegal de tartarugas e tracajás

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da 38ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Itapiranga (a 227 quilômetros de Manaus), em ação integrada com a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), prendeu em flagrante, no domingo (29), um homem de 56 anos por posse ilegal de animais silvestres.

Na residência dele, no bairro Parque Bela Vista, foram encontradas 53 tartarugas e tracajás.

De acordo com os policiais da 38ª DIP, as diligências começaram após denúncias indicando que o homem mantinha os animais em sua casa. Os policiais se deslocaram até o endereço e localizaram as tartarugas em um cômodo do imóvel.

Os animais foram identificados como 9 tracajás (Podocnemis unifilis), conhecidos como “Tartaruga de água doce”, e 44 tartarugas-da-Amazônia (Podocnemis expansa), chamadas também de “Cágado de carapaça”.

“O homem foi conduzido à delegacia e confessou que havia pescado os animais na região do Rio Uatumã. Ele informou que pretendia consumi-los, doá-los a conhecidos e comercializar parte deles”, informaram os policiais.

Após a apreensão, os animais foram analisados e a equipe policial, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS), realizou uma operação para devolvê-los ao habitat natural, soltando-os em uma área segura do Rio Amazonas, onde não há incidência de pesca.

O homem foi autuado em flagrante por crime ambiental e liberado após o pagamento de fiança, conforme previsto em lei.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *