Portal Você Online

Vídeo: tornado atinge RS, derruba árvores e destelha casas

Tornado no município gaúcho de Gentil, no Rio Grande do Sul, neste sábado

Um tornado foi registrado em Gentil, zona rural do Rio Grande do Sul, neste sábado (11). O fenômeno acontece em meio às fortes chuvas que atingem o estado desde o fim de abril. Desde então, já são 136 mortes causadas pelas enchentes. As informações são do MetSul Meteorologia.

Moradores chegaram a filmar o tornado avançando sobre as lavouras, deixando árvores caídas e destelhando casas por onde passou.

Conforme o MetSul, os vídeos – veja abaixo um deles – sugerem um tornado de menor intensidade, entre F0 e F1, capaz de provocar danos, mas não catastróficos. Ninguém ficou ferido.

Advertisement

Uma frente semi-estacionária junto a um centro de baixa pressão está sobre o Rio Grande do Sul, o que favorece para episódios de instabilidade que soma elevados volumes de chuva em algumas regiões, como a Serra e o Litoral Norte.

— Por isso, na esmagadora maioria das vezes em que tornados foram registrados no Rio Grande do Sul havia a presença de uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera — explica Estael Sias, meteorologista da MetSul. 

O número de mortes causadas pelos temporais no Rio Grande do Sul subiu para 136, de acordo com o boletim mais recente da Defesa Civil, divulgado neste sábado. 

O número de pessoas afetadas pelas chuvas desde 29 de abril chegou a 2 milhões. Há, no total, 71,3 mil pessoas recebendo acolhimento em abrigos e outras 339,9 mil abrigadas nas casas de amigos ou parentes. Há 756 feridos e 125 desaparecidos.

O RS tem 445 dos seus 497 municípios com algum relato de problema relacionado aos temporais.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *