Dólar Hoje

Eleição em Coari: comício acaba em tiroteio e feridos; vídeo

Há nove dias da eleição que vai escolher o novo prefeito de Coari – 450 km de Manaus, com 85.910 habitantes e 50 mil eleitores -, os confrontos entre os apoiadores dos quatro candidatos a cidade: Keitton Pinheiro (PP), Robson Tiradentes (PSC), Zé Henrique (PL) e Mil Mitouso (PSB), não dão trégua, nem com o reforço policial para garantir a segurança.

casa do ex-prefeito, Adail Filho, em Coari

Na noite de ontem (24), durante um comício na cidade, houve tiroteio e pânico. Na semana passada, a casa do ex-prefeito cassado, Adail Filho, precisou ser protegida pela Polícia Militar, após tentativa de invasão da população, que o responsabilizou pela divulgação de informações falsas que impediram a distribuição do cartão de auxílio emergencial e de pescado do programa social do governo estadual Peixe no Prato (Veja vídeo).


O histórico de de violência e atentados durante processo eleitoral, não é de agora, nos pleitos passados, moradores depredaram a Câmara Municipal e a casa de um ex-prefeito.

Também na tentativa de impedir o uso da máquina pública para favorecer a família Pinheiro, núcleo familiar ao qual a prefeita Dulce Menezes (MDB) é integrante, o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) determinou o limite de repasses de verbas públicas enquanto durar o processo eleitoral, ficando bloqueado as contas da prefeitura e autorização somente dos pagamentos dos salários dos servidores e as despesas com educação e saúde. 

Eleição

Os eleitores vão às urnas no próximo dia 5 de dezembro para eleger – após cassação do mandato de Adail Filho, o prefeito do segundo município de maior arrecadação do AM – rico em royalties do petróleo extraído da Bacia do Urucu, no Rio Solimões -, atrás apenas da capital Manaus.

Disputada

A eleição em Coari tem um clima de “final de Copa do Mundo” com a competição entre duas famílias poderosas do estado. O candidato Keiton Pinheiro é primo de Adail Pinheiro Filho. Robson Tiradentes Júnior é sobrinho do jornalista Ronaldo Tiradentes que tem uma rádio na cidade e tem como candidato a vice o coronel da polícia militar Norte Filho, ex-comandante geral da PM. 

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *