Poliomielite e Pentavalente: com baixa cobertura, Manaus faz busca ativa para vacinar bebês

Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal infantil contra doenças imunopreveníveis, a Prefeitura de Manaus está intensificando a busca ativa de crianças.

Desde quinta-feira (25), as equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) estão indo até a casa de 4,9 mil crianças menores de 1 ano, que precisam completar o esquema vacinal da Pentavalente e contra a Poliomielite. A ação faz parte do “Sabadão da Saúde” e encerra neste sábado (27).

Nesses três dias, 24 equipes de vacinadores estão se deslocando em todos os Distritos de Saúde (Disa) da cidade para captar essas crianças com doses pendentes.

A titular da Semsa, Shádia Fraxe, afirmou que cada imunizante precisa ser administrado com três doses.

Shádia acrescentou que, no momento da visita, as equipes atualizam o esquema vacinal da Pentavalente ou contra a Poliomielite de outras crianças com atraso identificado no local.

As duas vacinas são consideradas prioritárias pelo Ministério da Saúde.

“Nossas crianças estão vulneráveis à poliomielite, também chamada de paralisia infantil, porque a cobertura vacinal está muito baixa há vários anos, e a preocupação aumenta ainda mais devido à confirmação de que o vírus voltou a circular em outras localidades do mundo”, disse a secretária da Semsa.

Já a vacina Pentavalente é a combinação de cinco imunizantes que garantem a proteção contra várias doenças, como a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus influenza tipo b, responsável por infecções no nariz, meninge e na garganta.

Cobertura

Em Manaus, das oito vacinas prioritárias para crianças menores de 1 ano de idade, apenas a BCG superou a meta de 90%, com cobertura vacinal de 95,3%.

A vacina contra o rotavírus tem meta de 90% de cobertura vacinal e as demais, de 95%, mas todas apresentam baixa cobertura.

Os dados são do primeiro quadrimestre deste ano, gerados pelo Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (Sipni).

No caso da Pentavalente, a cobertura vacinal estava em 69% no período analisado, e o imunizante contra a Poliomielite em 68%. Ambos têm meta de cobertura de 95%.

Rotina

Shádia Fraxe ressaltou que o calendário básico contempla 18 imunizantes, incluindo a Penta e Pólio, voltados para crianças e adolescentes de até 14 anos, e é responsabilidade dos pais e responsáveis garantir que a criança tenha acesso à vacinação, que é um direito legal previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

“Os pais precisam manter o acompanhamento de seus filhos nas nossas unidades básicas de saúde, e sempre levar a caderneta de vacinação para que as equipes avaliem o que está em atraso.

A Semsa oferta 171 salas de vacina distribuídas por toda a cidade, dentro da rotina da Atenção Primária. Os endereços e os horários de atendimento podem ser conferidos no site da secretaria (semsa.manaus.am.gov.br), e no link bit.ly/salasdevacinamanaus.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *