Portal Você Online

Portugal goleia a Suiça e enfrenta Marrocos

Pepe, de cabeça, marcou o segundo gol de Portugal contra a Suíça - Jay Barratt - AMA/Getty Images - Jay Barratt - AMA/Getty Images

Portugal está nas quartas de final da Copa de 2022. E para chegar lá, pela terceira vez em sua história, não precisou do seu grande astro. O técnico Fernando Santos deixou Cristiano Ronaldo no banco de reservas, e foi justamente o seu substituto, o jovem Gonçalo Ramos, quem brilhou em campo: o atacante de 21 anos marcou três gols na goleada de 6 a 1 sobre a Suíça, no Estádio Lusail – primeiro hat-trick do Mundial do Catar.

Em junho, enquanto Portugal jogava pela Liga das Nações – duas vezes contra a Suíça, por sinal -, Gonçalo Ramos ainda defendia a seleção sub-21 nas eliminatórias da Euro da categoria. Seis meses depois, o jovem atacante ganhou a missão de substituir ninguém menos que Cristiano Ronaldo em um jogo de mata-mata de Copa do Mundo.

Correspondeu totalmente à altura: abriu o placar aos 16 do primeiro tempo, com um bonito chute de virada, fez o terceiro de Portugal aos cinco do segundo tempo e, antes de sair ovacionado, marcou o quinto da seleção com uma cavadinha na saída de Sommer. 

Portugal não foi só Gonçalo Ramos. Com muita mobilidade, o time não deu qualquer chance para a Suíça. Aos 32 do primeiro tempo, Bruno Fernandes cobrou escanteio e Pepe marcou o segundo gol português. Duas marcas em um só gol: Bruno Fernandes chegou a três assistências na Copa, liderando o quesito ao lado do inglês Harry Kane, e o veterano zagueiro, de 39 anos, se tornou o jogador mais velho a marcar em um mata-mata de Mundial. No segundo tempo, Raphaël Guerreiro fez o quarto gol, Akanji descontou para a Suíça, e Rafael Leão fechou a goleada aos 46.

A vitória de Portugal encerrou a fase de oitavas de final e definiu o último duelo das quartas. Sábado (10), o time de Fernando Santos vai enfrentar Marrocos, que eliminou a Espanha nos pênaltis, também nesta terça (6). Os outros jogos das quartas são Brasil x Croácia, Holanda x Argentina (as duas partidas na sexta-feira (9)) e Inglaterra x França, no sábado (10).

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *