Campanha em alusão ao Setembro Dourado, que acontece no piso L1 do até o dia 29 de setembro, reforça a importância do diagnóstico precoce para o tratamento
Em parceria com o Grupo de Assistência à Criança com Câncer (GACC-AM), o Shopping Ponta Negra vai promover evento em alusão ao Setembro Dourado, mês de conscientização sobre o câncer infantojuvenil, doença que tem 200 novos casos registrados por ano no Amazonas – média de um novo diagnóstico a cada 43 horas, segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Em todo o Brasil, a projeção é de 7.930 casos por ano, de 2023 a 2025.
Com o objetivo de sensibilizar sobre a importância de estarmos atentos aos sintomas suspeitos para o diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil, uma exposição com conteúdo educativo, voltado à conscientização e orientações sobre a doença, seus sintomas e tratamento foi montada no piso L1 do shopping, próximo à loja da Vivo.
Anemia, febre, ondulações ou caroços pelo corpo, hematomas, aumento da região abdominal, palidez e indisposição são alguns dos sintomas do câncer infantojuvenil que nem sempre recebem a atenção devida, mas podem indicar a presença de uma leucemia, tipo de câncer mais comum em pessoas de até 18 anos.
Apesar de as neoplasias serem a principal causa de mortes por doenças de pessoas de 1 a 19 anos no Brasil, com diagnóstico precoce, as chances de cura do câncer infantojuvenil podem ser superiores a 80%, daí a importância de ações como essa em espaços de grande movimento de pessoas, explica a Gerente de Marketing do Shopping Ponta Negra, Priscila Furtado.
“O intuito é sermos mais um reforço em uma campanha necessária como o Setembro Dourado, que busca sensibilizar a população, reforçando a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, tratamento adequado e apoio às crianças e famílias que enfrentam a doença”, destacou.
Um posto de coleta do GACC também foi instalado no piso L1, próximo à loja Vivo, para receber doações de leite integral (líquido ou em pó), que serão destinadas às crianças e adolescentes assistidas pela GACC.
Há 25 anos, o Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC-AM) se dedica a transformar a vida de crianças e adolescentes em tratamento oncológico, oferecendo suporte integral a elas e suas famílias. Com mais de 1.200 crianças atendidas, a instituição oferece suplementação alimentar, cestas básicas, transporte para consultas e hospedagem, garantindo que os pacientes recebam o cuidado necessário.
Além das doações, o GACC arrecada fundos por meio da venda de produtos institucionais, como camisas, copos e ecobags, que ajudam a manter os serviços prestados. Um exemplo inspirador é o projeto Florescer, que oferece às mães a oportunidade de produzir artesanatos. Todo o lucro gerado vai diretamente para essas mulheres, fortalecendo suas famílias e ajudando a sustentar seus filhos durante o tratamento.
“No Setembro Dourado, o GACC-AM intensifica seus esforços de conscientização sobre o câncer infantojuvenil, ressaltando a importância do diagnóstico precoce. A campanha alerta para os principais sinais da doença, como manchas na pele, dores ósseas e palidez. Cada ação busca engajar a comunidade e reforçar a mensagem de que, juntos, podemos promover a cura e o bem-estar das crianças em tratamento”, explica a coordenadora de marketing do GACC-AM, Yara Carvalho. A ação se estende até o dia 29 de setembro.